Palestra abordará o tema “Dona Yayá: Trajetória e Saúde Mental” dia 19 de outubro, no Centro Cultural
Secretaria de Cultura


A Secretaria Municipal de Cultura realizará no dia 19 de outubro, às 19 horas, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, a palestra “Dona Yayá: trajetória e saúde mental”, com o objetivo de proporcionar diálogos e dar visibilidade à memória de Dona Yayá, personalidade importante da cidade e que possui uma história conturbada, sobretudo diante das formas de tratamento de sua época em relação à saúde mental.
A palestra também é um convite para a reflexão sobre o Dia Internacional da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro. Instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental, a data estimula debates e ações sobre a conscientização em torno da importância dos cuidados com a saúde psicológica, principalmente sobre as mudanças no paradigma da assistência em saúde mental pautada na segregação social – como foi o caso de Dona Yayá.
Sebastiana Melo Freire, a Dona Yayá, nasceu em 21 de janeiro de 1887, uma entre os cinco filhos do abastado político local Manoel de Almeida Mello Freire. Em 1905, orfã, Yayá se tornou a única herdeira de uma vasta fortuna, constituída por um grande número de imóveis na Capital e em Mogi das Cruzes, além de dinheiro e ações. Em 1918, manifestaram-se os primeiros sintomas de sua doença mental, o que a levaria a ser internada em um sanatório e, posteriormente, em um Casarão localizado no bairro do Bixiga, no qual permaneceu isolada por 36 anos.
O debate contará com a presença da educadora Maria Del Carmen Hermida Martinez Ruiz, que atua no Centro de Preservação Cultural – Casa da Dona Yayá, orgão da Universidade de São Paulo (USP), e da turismóloga Vanessa Lima de Oliveira, que pesquisa as vivências de Dona Yayá no município. O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas na hora.
Serviço:
Palestra/Debate: Dona Yayá: Trajetória e Saúde Mental (com Centro de Preservação Cultural da USP)
Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes
Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes - SP
Data: 19 de outubro
Horário: 19 horas
Não é necessário inscrição prévia

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05