Palestras para alunos abordam importância da destinação correta dos resíduos sólidos
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (14/11), de manhã e à tarde, palestras sobre a destinação correta de resíduos sólidos para estudantes da Vila Nova União. O trabalho faz parte de um planejamento da pasta e tem como objetivo conscientizar os mogianos de diversos bairros sobre o tema. Durante a palestra, são abordados assuntos como os problemas causados pelo descarte irregular, as doenças e problemas decorrentes destas ações e principalmente o funcionamento da gestão de resíduos na cidade.
O diretor André Miragaia falou com os jovens e destacou a importância do trabalho: "Nessas apresentações, procuramos mostrar os problemas que o lixo, descartado de forma irregular, pode trazer para a saúde das pessoas, para a saúde dos animais e para toda a sociedade, podendo provocar até mesmo tragédias, como enchentes", disse.
Ele acrescenta que, durante a conversa com os alunos, são esclarecidas dúvidas sobre a separação dos resíduos (secos e úmidos) e transmitidas informações sobre o funcionamento da coleta seletiva em Mogi das Cruzes, que está sendo ampliada: “Sempre damos exemplos concretos para os jovens, como mostrar que a reciclagem de materiais como papel e metal pode preservar a natureza e evitar o corte de árvores, salvando florestas", salientou.
Recicla + Mogi ampliado
O secretário muncipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que o Programa Recicla + Mogi está sendo ampliado, com o objetivo de melhorar ainda mais a coleta seletiva na cidade. A partir de agora, cada bairro recebe o caminhão do Recicla três vezes por semana, e não duas, como acontecia até agora. As pessoas separam o lixo em seco e úmido, usando sacos plásticos de cores diferentes para cada tipo de material. Todo o material reciclável vai para triagem, na Usina da Vila São Francisco. Lá trabalham os catadores da Cata-Sampa, uma das maiores cooperativas da área em todo o Brasil, que atua na cidade. O material reciclável gera renda para os catadores, incrementando a economia e tornando o município ecologicamente sustentável.
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente realiza palestras gratuitamente em escolas, centros comunitários e população em geral. Mais informações pelo telefone: 4798-5971. (Marco Aurélio Sobreiro)

Cerca de 100 crianças participam de plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Mogi das Cruzes apresenta Plano Diretor de Turismo na Câmara Municipal

CEIM Richer Romano Neto recebe idosos para atividade de integração

Escolas municipais de Mogi se destacam no VII CONFABANG

Obras do Corredor Nordeste chegam a 70% e novo viaduto sobre a linha férrea começa a tomar forma