Parque Centenário passará a abrir uma hora mais cedo a partir da próxima terça-feira, dia 13 de janeiro

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

Equipamento vem recebendo manutenção intensiva desde o final do ano passado para atender à demanda de mogianos que praticam atividades físicas ou utilizam o espaço para lazer e contemplação da natureza

06 de janeiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

A partir da próxima terça-feira, dia 13 de janeiro, o Parque Centenário passará a abrir uma hora mais cedo, às 6 horas, fechando normalmente às 18h. A mudança definida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal tem como objetivo atender os frequentadores que praticam atividades físicas. Já o Parque Leon Feffer manterá seu horário normal de funcionamento, das 8h às 17h.

Os Parques Centenário e Leon Feffer funcionam de terça-feira a domingo, fechando todas as segundas-feiras para manutenção e zeladoria.

Desde o final do ano passado, o Parque Centenário vem recebendo um trabalho mais intenso de manutenção, que está sendo finalizado neste mês. A ação inclui a troca da areia, manutenção das pontes ornamentais e serviços de rotina, como reparos nos banheiros, brinquedos, poda de árvores e limpeza nas trilhas. 

“Em 2025 houve uma mudança nos dias de funcionamento do Parque Centenário e do Leon Feffer. Os dois equipamentos públicos passaram a fechar às segundas-feiras para manutenção, o que foi muito positivo e resultou numa significativa melhora na conservação dos espaços. Com a manutenção reforçada que iniciamos em dezembro, o Centenário está em boas condições para receber o público neste começo de ano, com horário de funcionamento ampliado”, explica secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.

O diretor de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ricardo Moscatelli, detalhou que atualmente está sendo finalizada a substituição de 126 metros cúbicos de areia, distribuídos em três quadras de areia e dois playgrounds. Uma das pontes também foi reformada, com troca de madeiras.

Com 215 mil metros quadrados de área, o Parque Centenário possui quatro lagos e um museu que retrata a história dos imigrantes japoneses, com vários objetos de famílias descendentes de japoneses doados ao museu. O parque está inserido na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê. O ambiente e a arquitetura do parque são inspirados na cultura japonesa, com elementos como o torii. O parque também conta com quadras esportivas, pista para caminhada, trilhas, playground e quiosques.