Patrulha Maria da Penha detém homem por desrespeito a medida protetiva

Secretaria de Segurança

18 de dezembro de 2019

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, nesta terça-feira (17/12), um homem por desrespeito a medida protetiva. O caso aconteceu na rua Raimundo Balbino de Freitas, na Vila Pomar, e foi registrado na Central de Flagrantes do 1º Distrito Policial. Esta foi a quarta vez que o acusado é detido pela Patrulha Maria da Penha pelo mesmo motivo.

Criada em abril do ano passado, a Patrulha Maria da Penha já foi responsável pela detenção de 44 pessoas acusadas de violência ou desrespeito a medidas protetivas. O grupamento faz o acompanhamento de 413 vítimas de violência doméstica.

No caso desta terça-feira, a Patrulha Maria da Penha foi acionada pela vítima, que é acompanhada pelo grupamento, informando que o enteado havia invadido sua residência, desrespeitando a medida judicial que indicava que ele deveria permanecer a pelo menos 500 metros da vítima. Ao chegar ao local, os guardas flagraram o homem a poucos metros da vítima e com comportamento alterado.

O acusado recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi registrado o boletim de ocorrência e ele foi encaminhado à Cadeia Pública.

“A violência contra a mulher é um problema grave e que precisa ser combatido. A Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha para aumentar a sensação de segurança e garantir a proteção às vítimas”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha. (Luiz Maritan)