Patrulha Maria da Penha prende homem acusado de violência doméstica e apreende faca
Secretaria de Segurança
Patrulha Maria da Penha faz parte da estrutura da Prefeitura para proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência em Mogi das Cruzes

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, nesta segunda-feira (04/03), um homem acusado de violência contra a mulher, no bairro Oropó. O grupamento faz parte da estrutura da Prefeitura para proteção e atendimento às mulheres em Mogi das Cruzes.
O Centro de Operações Integradas (COI), da Guarda Municipal, foi acionada para atender uma denúncia de violência doméstica. A Patrulha Maria da Penha fez a abordagem acompanhada de outras equipes da corporação e, com o suspeito, foi encontrada uma faca. A arma foi apreendida.
Os envolvidos foram encaminhados a uma unidade de saúde, onde foram constatados vários edemas no corpo da vítima. A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes da Polícia Civil e o suspeito ficou preso e à disposição da Justiça.
A Patrulha Maria da Penha completa seis anos em 2024. Ela realiza o trabalho de acompanhamento e proteção a vítimas de violência doméstica por meio de rondas nas regiões de residência e trabalho das mulheres acompanhadas, bem como com contatos telefônicos com elas. Também é feito o atendimento a denúncias recebidas durante o patrulhamento ou pelo COI.
Neste ano, o grupamento já realizou a prisão de dez homens acusados de violência doméstica. Deste total, seis prisões foram por descumprimento de medidas protetivas, três por violência doméstica e uma por desinteligência. A Patrulha Maria da Penha acompanha 292 mulheres e, nos dois primeiros meses de 2024, já realizou 1.017 rondas.
No ano passado, a Patrulha Maria da Penha prendeu 44 homens por ocorrências envolvendo violência doméstica, número é 10% maior que o registrado em 2022. Foram registradas 26 prisões por flagrantes de violência doméstica, um índice de efetividade 62,5% maior que em 2022. Já os casos de detenção por desrespeito de medida protetiva foram 18, uma diminuição de 25% com relação ao ano anterior.
A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes atende a emergências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia. Nos casos de violência contra a mulher, os atendimentos são direcionados para a Patrulha Maria da Penha conforme a necessidade.
Rua Mais Feliz atende mais de 46 mil pessoas em três meses
GCM de Mogi prende três suspeitos por tráfico de drogas
Mostra das Escolas de Tempo Integral da rede municipal de ensino acontece até quarta-feira (05/11)
Alunos do Crescer e do Fundo Social abrem exposição “Olhares Distintos” na Câmara nesta segunda, 3
Smart Mogi flagra carro roubado; GCM detém dois e devolve veículo às vítimas