Placa com tecnologia QR Code apresenta trilhas a partir do Pico do Urubu

Coordenadoria de Turismo

02 de fevereiro de 2023

Amantes do turismo de aventura em Mogi das Cruzes acabam de ganhar um auxílio para definir seus roteiros a partir de um dos principais pontos turísticos da cidade, o Pico do Urubu. A Prefeitura instalou uma placa que sinaliza oito trilhas que se iniciam no local e, por meio da tecnologia QR Code, apresenta a localização e informações sobre cada uma delas, como trajeto, distância, elevação e modalidade ideal de percurso: Trekking, Downhill (descida de bike em alta velocidade) e 4x4, por exemplo.

A iniciativa da Coordenadoria Municipal de Turismo tem como objetivo promover infraestrutura para prática do turismo sustentável, em parceria com a Secretaria de Segurança para proteção de turistas e munícipes que usam esses trajetos – com mais informações, o passeio fica mais seguro.

Os dois setores firmaram uma parceria no levantamento, mapeamento e indicação das trilhas, e prestaram apoio à Coordenadoria de Comunicação Social e à Secretaria de Mobilidade Urbana na confecção e instalação da placa, respectivamente.

O Pico do Urubu tem três trilhas para a modalidade de Downhill, Trilha do Espelho I e II e Trilha da Onça, que foram estabelecidas pelos praticantes da modalidade. A Trilha da Onça completa 10 anos em 2023. O nome se deve à identificação de uma pegada do felino em meio à trilha.

A orientação da Prefeitura é nunca fazer a trilha sozinho: é importante estar acompanhado de guias de turismo especializados. Recomenda-se que as trilhas sejam utilizadas por adeptos dos esportes de aventura com prática na modalidade de percurso ideal de cada trilha.

Todas as trilhas podem ser exploradas a partir do Pico do Urubu, com exceção da Trilha da Santa Terezinha, cujo acesso é pelo Jardim Aracy ou Estrada da Moralogia.

Ponto mais alto de Mogi
Localizado a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, o Pico do Urubu é o local mais alto do município. Tem um caminho íngreme, mas em condições de receber carros de passeio. Proporciona uma linda vista, tanto para o lado da cidade, quanto para as colinas da Serra do Itapety.

O local é sempre palco de voos de paraglider ou parapente. O Mogi Clube de Voo Livre mantém um atendimento para contratação de voo duplo para os mais aventureiros. Uma ótima opção de turismo de aventura, pois a paisagem do vale é de muita natureza. O lugar também é muito procurado para se apreciar o pôr do sol.

O Pico do Urubu também recebe diversos eventos, como o Festival de Voo Livre, que ocorre todos os anos, e provas de corrida como o 4º Desafio Pico do Urubu, que será uma prova de corrida de montanha em diversas modalidades e distâncias, prevista para março deste ano.