Prefeita Mara Bertaiolli abre o "Agosto Verde" com novas parcerias para a Primeira Infância em Mogi
Gabinete
O evento, realizado no Cemforpe, reuniu cerca de 1.500 pessoas e marcou a implementação do projeto "Nelson, o nenê"










A prefeita Mara Bertaiolli formalizou, nesta segunda-feira (04/08), a parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para implementação do projeto "Nelson, o nenê" em Mogi das Cruzes. A solenidade, realizada no Cemforpe, marcou a abertura do "Agosto Verde", o mês da Primeira Infância. O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, aconteceu em dois períodos e reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre autoridades municipais, parceiros institucionais e profissionais das áreas de Educação Infantil e Saúde.
Para a prefeita Mara Bertaiolli, a assinatura representa um marco importante para o futuro de Mogi das Cruzes. "A parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a chegada do 'Nelson, o Nenê' representam um avanço para a Primeira Infância no nosso município. Vamos fazer da nossa cidade um exemplo de cuidado, atenção e desenvolvimento desde os primeiros anos de vida. Temos profissionais comprometidos e uma rede preparada para transformar o futuro das nossas crianças, com políticas públicas concretas e intersetoriais", afirmou.
Criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o personagem "Nelson, o Nenê" é um símbolo nacional de apoio a famílias, cuidadores e educadores. Nascido no WhatsApp e presente em diversas plataformas digitais, ele compartilha conteúdos diários sobre saúde, alimentação, aprendizagem, vínculos e bem-estar nos primeiros anos de vida. Mogi das Cruzes é a primeira cidade do país a adotar o "Nelson, o Nenê" como símbolo oficial da Primeira Infância.
"É muito emocionante ver um auditório cheio de pessoas engajadas com a Primeira Infância. Mogi das Cruzes já desenvolve projetos incríveis, e agora o 'Nelson, o Nenê' chega para somar a esse time comprometido. Que essa seja uma parceria frutífera para a cidade e para todas as crianças", afirmou Sarah Maia, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, responsável pelo projeto.
A Primeira Infância é uma das prioridades da atual gestão. Um dos avanços recentes foi o envio à Câmara Municipal do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), documento que norteará as ações voltadas às crianças pelos próximos dez anos. O projeto está em tramitação e deverá ser votado ainda neste mês, norteando políticas públicas efetivas para as crianças de zero a seis anos de idade.
Outro destaque do evento foi a palestra da professora Vasti Marques, da Fundação Van Leer, também parceira da cidade por meio da iniciativa Urban95. A palestrante falou sobre o programa "Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5", que promove uma cultura de paz e ressalta a importância da escuta e dos vínculos afetivos no desenvolvimento infantil. "Ver uma cidade que pensa a Primeira Infância com seriedade e cria políticas públicas para proteger suas crianças, renova a nossa esperança. Pensar a cidade pela perspectiva de uma criança pequena é um convite para transformar a realidade com mais cuidado, afeto e responsabilidade coletiva", declarou.
A proposta do Agosto Verde está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016), que orienta os municípios a planejarem políticas com base em evidências, intersetorialidade e participação social. "A primeira infância é uma janela de oportunidades que define o futuro das nossas crianças. Investir nesse período é garantir saúde, educação, proteção e vínculos afetivos desde o começo da vida. Esse é o nosso trabalho", destacou o coordenador da Primeira Infância de Mogi das Cruzes, Claudio Rodrigues.
Também participaram do evento representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, a presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francimário Vieira, o Farofa, e os vereadores Milton Lins, o Bigêmos, Priscila Yagamami, Edson Santos e Osvaldo Silva.
Ao longo do mês, Mogi das Cruzes contará com uma programação diversificada dedicada à Primeira Infância. O objetivo é envolver toda a sociedade na temática e inspirar reflexões sobre a relevância dos primeiros anos de vida. A agenda inclui ações educativas nas creches municipais, nas unidades de saúde e de assistência social, além de formações específicas para servidores que atuam diretamente com as crianças. As ações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Primeira Infância.

Alunos do Centro Municipal de Paradesporto participam de atividade em São Paulo

Prefeita Mara Bertaiolli abre o "Agosto Verde" com novas parcerias para a Primeira Infância em Mogi

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove Mutirão de Empregos com 65 vagas para PCDs

Início de agosto registra oito prisões realizadas pela Guarda Civil Municipal em Mogi das Cruzes

Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição neste domingo para manutenção