Prefeitura assina acordo de cooperação com a Open Knowledge Brasil
Secretaria de Transparência e Dados Abertos


A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação, assinou acordo de cooperação com a Open Knowledge Foundation Brasil (OKBR), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, que busca tornar mais próxima e transparente a relação entre o governo e a sociedade. O objetivo é que a organização auxilie a Administração na revisão e otimização de projetos voltados à consolidação da política e prática da transparência enquanto diretriz da atual gestão.
Trata-se de cooperação não onerosa – ou seja, não ensejará qualquer espécie de repasse financeiro, remuneração ou ressarcimento a qualquer uma das partes envolvidas. A ideia é unir esforços em torno do desenvolvimento de projetos de ponta, contando com a expertise da Open Knowledge para a revisão e apontamento de modificações que venham a aprimorar os conteúdos e, assim, possam gerar resultados mais efetivos.
"Vivemos um novo momento, em que a abertura dos dados e o uso desses dados de forma a atender as demandas da população se tornaram prioridades para a gestão municipal. É fundamental contarmos neste momento com parceiros experientes, que possam nos auxiliar a criar e disponibilizar as melhores ferramentas e, assim, prestar o serviço público com mais eficiência e qualidade", destaca o secretário municipal de Transparência e Comunicação, Severino Netto.
A Open Knowledge é voltada à promoção da informação, sabedoria e transparência. Também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, ela foi oficialmente criada no ano de 2013 e defende o uso responsável e ético de dados, levantando discussões e criando questionamentos sobre os limites no uso de dados e os diferentes contextos envolvendo a privacidade e a vigilância.
Diretamente ligada à Open Knowledge Internacional, a OKBR também tem como valor o uso de soluções e tecnologias livres ou de código-aberto (FLOSS), buscando contribuir com o ecossistema de softwares livres, bem como garantir a publicação com licença livres de conteúdos e softwares. Entre as especialidades da organização, estão a produção de diagnósticos aprofundados sobre governança de dados e governo aberto em organizações, a criação de modelos e indicadores de avaliação e a sistematização e avaliação de experiências.
A formalização da parceria vem ao encontro da meta de que a Prefeitura não somente seja reconhecida por ter ferramentas de transparência, como também saiba colocar essas ferramentas a serviço das necessidades reais dos munícipes, democratizando o acesso e o entendimento dos dados e atraindo os cidadãos para que participem do processo.
A partir da criação da Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação, pela lei municipal 7.221, de 15de outubro de 2021, diversas ações neste sentido começaram a ser colocadas em prática, como a estruturação do Portal da Transparência (clique aqui para acessar), a disponibilização de informações via Lei de Acesso à Informação (LAI) e a integração das Secretarias Municipais.
Mogi das Cruzes também recebeu recentemente o nível ouro no Programa Nacional de Transparência Pública e participou do 1º Encontro da Comunidade WWC na América Latina, evento da What Work Cities promovido pela Bloomberg Philanthropies, que busca fomentar a utilização de dados para ampliar a eficiência da gestão pública.
A parceria com a Open Knowledge Brasil tem duração inicial de seis meses, podendo ser renovada, caso haja interesse mútuo das partes envolvidas.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social