Prefeitura de Mogi das Cruzes autoriza as obras da nova escola em Taiaçupeba para 400 alunos
Secretaria de Educação





A Prefeitura de Mogi das Cruzes autorizou, na noite desta quinta-feira (14/09), a construção da nova escola de Taiaçupeba. Com uma estrutura completa e moderna, o prédio atende uma demanda antiga da comunidade e terá capacidade para 400 alunos. O prefeito Caio Cunha assinou a autorização para a obra no CEIM Júlia de Moraes Siqueira, localizada ao lado do terreno que receberá a nova unidade escolar.
A comunidade do distrito compareceu em peso ao evento, onde foi apresentado o projeto da nova escola e assinada a autorização. A demanda era antiga e havia sido apontada no Participa Mogi. “Ouvimos a comunidade de Taiaçupeba e suas necessidades para chegarmos neste projeto, que foi apresentado hoje. Uma escola completa com uma grande estrutura para os alunos e também a comunidade aos finais de semana. Estamos investindo nos bairros, onde começa a transformação da nossa cidade ”, disse o prefeito Caio Cunha.
O projeto foi apresentado pelo secretário de Urbanismo, Claudio Rodrigues, que destacou as novidades do novo prédio. “É um espaço dedicado à educação de excelência com uma estrutura voltada para a inovação tecnológica e a sustentabilidade”, disse. A nova escola terá dois pavimentos com sete salas de aula, cinco salas multiuso (jogos, artes, inovação tecnológica, dança, uso livre), quadra poliesportiva coberta, sala para leitura e pesquisa (Cedic), pátio coberto e descoberto, pomar, refeitório, espaço de brincar naturalizado, residência para zelador e estacionamento.
Além dessas instalações, o local também contará com soluções sustentáveis, como: arborização, iluminação e ventilação naturais, piso emborrachado de material reciclado, reuso de águas pluviais, telha termoacústica, placas fotovoltaicas (energia solar). A estimativa de investimento é de R$ 16.410.760,41 em toda a construção.
A nova unidade irá mudar e ampliar o atendimento da rede municipal em Taiaçupeba. “É um momento importante para o distrito, que aguarda há mais de 10 anos pela nova escola. É importante sentar junto, conversar e este é o resultado. Uma nova unidade escolar com uma grande estrutura como essa. Isso é o que nos move, conseguir fazer a diferença de fato na vida de quem vivencia os bairros”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, que esteve acompanhada pela adjunta da Pasta, Marilu Beranger.
Atualmente, a demanda é atendida pelas três unidades do distrito: a EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, EM Rural Profª Eunice de Almeida e o CEIM Júlia de Moraes Siqueira. Com a nova escola, a previsão é de que seja ampliado o atendimento em creche e ensino fundamental.
O evento fez parte da extensa programação pelos 463 anos de Mogi das Cruzes, que contempla a entrega de obras e serviços públicos, além de eventos programados durante todo o mês de setembro. Estiveram presentes secretários municipais, lideranças do distrito e os vereadores Johnross Jones Lima, Edson Alexandre Pereira, Pedro Komura e Marcos Furlan, presidente da Câmara Municipal.
Central de Monitoramento da Mobilidade de Mogi gera dados para melhorias no trânsito
Agricultura de Mogi está entre as melhores do Estado, com avanços em infraestrutura, segurança alimentar e incentivo ao agronegócio
Parque da Cidade terá horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira (12/01)
Saúde registra mais de 9 milhões de atendimentos em Mogi no ano de 2025
Acidentes de trânsito em Mogi têm queda de 18,6%