Prefeitura inicia obras da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista
Secretaria de Educação












Neste sábado (11/04), a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a construção da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA), um equipamento inédito no Alto Tietê, que será referência nacional no atendimento a pessoas com TEA. A unidade é a segunda nesse padrão no Estado de São Paulo e a terceira em todo o Brasil. Localizada no bairro do Rodeio entre a AACD e a UPA, a escola realizará 1,2 mil atendimentos por mês nas áreas pedagógica, psicopedagógica, clínica e de convívio. O investimento é de R$ 4.063.477,73.
O prefeito Caio Cunha destacou a importância das parcerias para a concretização do projeto. “Não seria possível a gente iniciar essa obra se não fosse essa parceria, sem a representatividade de Mogi tanto na Câmara dos Deputados como na Assembleia Legislativa. Os pais e mães desenharam esse projeto junto com o nosso time do Planejamento e da Educação. Vamos, juntos, fazer um grande trabalho nesta escola, que será referência para todo o Brasil”, disse o chefe do executivo, acompanhado pela presidente do Fundo Social, Simone Margenet Cunha.
A escola atenderá crianças, jovens e adultos com TEA. “A escola clínica será uma referência com salas de recursos e possibilidades para que a inclusão seja verdadeira e efetiva”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. Com espaços para dança, musicoterapia e psicopedagogia, práticas da vida diária e esportiva, brinquedoteca e atendimentos clínicos, a escola, que deverá ser entregue em fevereiro de 2023, também se destaca pela questão da sustentabilidade.
Marcela Lourenço, representante dos Autistas de Mogi das Cruzes, acompanhou a elaboração do projeto junto ao grupo de mães. “Isso é o primeiro passo, nós vamos continuar construindo juntos e lutando juntos. Hoje nos sentimos dignos, vitoriosos e pertencentes a este mundo.” O plano de trabalho está sendo construído pela equipe técnica especialista da SME (profissionais da Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche – EMESP e do Departamento de Orientação e Promoção – DOP/Pró-Escolar) e contará com a ajuda do grupo de mães.
Durante o evento foi feita uma homenagem a entidades e associações da cidade, dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência. Foram homenageadas: Autismo Mogi das Cruzes, Comissões da pessoa com deficiência e do direito dos autistas da OAB, Somos Notáveis, Resiliência Azul, ASETE, APAE, AACD e o Centro Municipal de Paradesporto.
Além do deputado federal Marco Bertaiolli, que anunciou o envio de recursos federais à educação mogiana, participaram do evento os secretários municipais de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, e de Saúde, Zeno Morrone, assim como os vereadores José Luiz Furtado, Malu Fernandes, Milton Lins, Juliano Botelho, Edson Santos e Edson Alexandre Pereira.

Cooperativa de energia fará manutenção na rede elétrica do bairro Barroso, na sexta (30)

Estudantes da rede municipal de Mogi das Cruzes participam da 1ª Mostra de Cinema Itapety

Fundo Social recebe cobertores e reforça parceria com a Câmara de Mogi na Campanha do Agasalho

Secretaria de Meio Ambiente abre duas oportunidades de estágio para estudantes

Carreta da Ultrassonografia chega a Taiaçupeba nesta quarta-feira (28/05)