Prefeitura lança o “Frutificar”, ciclo 2023 do Programa de Incubação do Polo Digital

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

28 de abril de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, na noite de quinta-feira (27/04), às atividades do Frutificar, nome que batiza o clico 2023 do Programa de Incubação do Polo Digital. O evento de lançamento, realizado na sede do Polo Digital, em Cezar de Souza, reuniu autoridades, representantes dos diversos setores da economia e líderes de startups. A novidade para este ano é que o ciclo será dividido em fases, com públicos-alvo diferentes que variam entre pessoas físicas, empresas, plano de negócios e estágio do projeto (mais detalhes abaixo). As inscrições já começaram e serão contínuas e gratuitas pelo site https://poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br/startups/.

“Frutificar” é uma referência ao cultivo de ideias e projetos inovadores do Polo Digital e às fases do ciclo: Solo, Semente, Árvore e Colheita.

O objetivo do programa é selecionar, de acordo com o público-alvo, projetos/startups sediadas em Mogi das Cruzes ou interessadas em se estabelecer ou vender para a cidade, que serão contempladas com a participação na Incubação do Polo Digital, com duração prevista de até seis meses.

Serão selecionadas, preferencialmente, startups de tecnologia que tenham soluções inovadoras para a Gestão Pública e Cidades Inteligentes, ou seja, startups que possam solucionar problemas das áreas do Governo (GovTechs).

A primeira fase (Solo) é voltada a pessoa física com vontade de empreender e uma ideia de negócio em estágio inicial. A segunda etapa (Semente) é para pessoa física ou jurídica com plano de negócios desenvolvido, apresentação elaborada em formato pitch (apresentação direta e curta sobre um projeto) e ao menos duas pessoas no time. 

A terceira fase (Árvore) englobará pessoa jurídica com plano de negócios consolidado, Mínimo Produto Viável (MVP) validado, primeira venda e/ou Prova de Conceito (POC) realizada e ao menos duas pessoas no time (e no mínimo uma delas dedicada integralmente à startup) 

A quarta e última etapa (Colheita) será para startups graduadas como “Arvore” no programa de incubação do Polo Digital.

O prefeito Caio Cunha lembrou as origens do Polo Digital, em 2017, o que criou e ampliou as oportunidades para novas soluções tecnológicas, e destacou a importância do desafio e da coragem para o lançamento de ideias inovadoras. “Não há como falar de tecnologia, inovação e startups se, a todo momento, não se buscar algo melhor, sem medo de arriscar”.

Ele considera que o programa Frutificar representa uma evolução muito significativa. “Antigamente, se o grupo tinha só uma ideia e não era uma startup mais madura, não poderia participar do ciclo. Agora, em qualquer momento no desenvolvimento de uma ideia, de um projeto, a startup poderá ser incubada aqui”.

Caio Cunha também detalhou a futura transferência do Polo Digital do distrito de Cezar de Souza para a região central, para desenvolvimento do Programa de Inovação de Projetos Avançado (PIPA). “Até junho do ano que vem, estaremos em outro espaço. Ocuparemos o prédio da antiga UBC, na rua Francisco Franco, num grande hub de tecnologia e empreendedorismo, num local de fácil acesso para as pessoas”.

O prefeito explicou que a região será conhecida como um grande condomínio de empresas de tecnologia, no corredor Francisco Franco – Vila Hélio, e lembrou políticas municipais de incentivo, como a recém-sancionada lei para redução da alíquota de ISS para empresas de base tecnológica (de 5% ou 4% para 2%).

“Há muitas empresas de tecnologia interessadas em vir para Mogi das Cruzes. Não me canso de falar: trabalhei com tecnologia, por 12 anos eu ia para São Paulo todos os dias. Não quero que nossos filhos precisem passar por isso. Quero que eles possam trabalhar em nossa cidade. Temos liderado a criação de vagas de emprego na região e com as empresas de base tecnológica ampliaremos ainda mais as oportunidades”, concluiu.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler disse que o PIPA HUB será um lugar para envolvimento das novas gerações no desenvolvimento de ideias inovadoras. “É preciso olhar para o nosso papel de criar oportunidades que façam sentido para crianças, jovens, estudantes e adultos, para que desenvolvam ideias de negócios olhando para as dores da sociedade e propondo soluções”.

Priscila enfatizou ainda a importância de, no ambiente tecnológico, não deixar de lado o ser humano. “Este estímulo a novas ideias e soluções é também educação, e isso que vai transformar nossa sociedade e País, pois não podemos esquecer da tecnologia humana, que é a mais sensacional e importante de todas”.

O secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes, considera que os ganhos dos ciclos passados de incubação serão multiplicados em 2023 com o programa Frutificar. “Entendemos que este ano será um período de conquistas novas, de frutos novos, que já vai preparar o ambiente para o hub Pipa, no centro da cidade, a partir do ano que vem, com o envolvimento de novas startups e empresas”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Johnross Jones Lima também destacou a lei aprovada no Legislativo que reduz a alíquota de ISS para empresas de base tecnológica e disse que “Mogi das Cruzes está no mapa da inovação e tecnologia e isso mudará a vida de muita gente”, enfatizou.

A gerente regional do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figueroa, lembrou que a entidade apoia há anos as iniciativas de inovação. “Desde o início estamos neste projeto, desde o fomento de gerar ideias até a exportação de serviços e produtos de startups para o mundo. O Sebrae tem a aceleradora que é conhecida como a melhor do Brasil. Estamos ligados a todos os hubs de inovação do País. E esta rede está à disposição de todas as iniciativas de startups que aconteçam em nossa região. Queremos que esse ecossistema se aproxime do que temos a oferecer”.

Também participaram do evento de lançamento secretários municipais, o vereador Pastor Osvaldo e membros do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia.

 


Inscrições
As inscrições para o programa Frutificar já começaram e serão contínuas e gratuitas pelo site https://poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br/startups/


Objetivos do Programa Frutificar
Dar suporte às empresas (mentorias, capacitação etc.)
Promover a interação entre startups e o mercado (instituições de ensino, órgãos governamentais, associações de classe e investidores, entre outros)
Ajudar na consolidação da imagem da empresa no mercado
Colaborar para o desenvolvimento econômico e social de Mogi das Cruzes
Fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo em Mogi das Cruzes e região
 

Fases
1ª Fase – Solo 
Pessoa física com vontade de empreender e uma ideia de negócio em estágio inicial

2ª Fase – Semente 
Pessoa física ou jurídica com plano de negócios desenvolvido, apresentação elaborada em formato pitch e ao menos duas pessoas no time. 

3ª Fase – Árvore 
Pessoa jurídica com plano de negócios consolidado, MVP validado, primeira venda e/ou POC realizada, ao menos duas pessoas no time (mínimo uma dessas pessoas dedicada integralmente à startup) 

4º Fase – Colheita 
Startup graduada como “Árvore” no programa de incubação do Polo Digital.