Prefeitura recupera espaços públicos e atualiza a Lei Mogi Mais Viva
Secretaria de Segurança
Objetivo é devolver praças e outros locais aos mogianos, diminuir a poluição visual e valorizar o visual da cidade




A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a retirada das antigas bancas de jornal localizadas na Praça Oswaldo Cruz, no Centro, na Praça Jorge Sakai, nas proximidades do Centro Cívico, e no Largo Francisco Ribeiro Nogueira (1º de Setembro). A ação faz parte do processo de atualização da Lei Mogi Mais Viva, determinada pela prefeita Mara Bertaiolli, com o objetivo de devolver os espaços públicos à população, valorizar o paisagismo urbano e reduzir a poluição visual.
Segundo a prefeita, a modernização da legislação representa um compromisso com o planejamento urbano e com a qualidade de vida da população. “O nosso trabalho é devolver a cidade às pessoas e às famílias, promovendo um crescimento ordenado, que contemple as necessidades de um município em expansão, mas sem perder as características de uma cidade acolhedora”, afirma.
Criada em 2009, a Lei Mogi Mais Viva está sendo reformulada por um grupo de trabalho composto por representantes do Executivo, da Câmara Municipal e técnicos da sociedade civil. O objetivo é construir uma legislação mais atual, eficiente e alinhada com a realidade urbana da cidade.
Um dos exemplos mais visíveis desse processo é a revitalização da Praça Oswaldo Cruz, que vem passando por intervenções desde o início do ano. Entre as ações realizadas está a reativação da Base da Guarda Municipal no local. “A base nunca deveria ter sido desativada, porque segurança é e sempre será prioridade”, reforça a prefeita.
De acordo com a administração municipal, as bancas removidas estavam sendo utilizadas em desacordo com o Código de Posturas do Município, situação identificada durante fiscalizações realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança.
Para o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, a atualização da lei será fundamental para garantir ordem, equilíbrio e transparência. “A Lei Mogi Mais Viva foi criada para organizar o paisagismo urbano e regulamentar a publicidade, promovendo equilíbrio econômico entre pequenos, médios e grandes comerciantes”, explica.
Ele ressalta ainda que todo o processo está sendo conduzido de forma participativa. “Estamos dialogando com todos os segmentos para construir uma lei moderna, eficiente e que atenda às necessidades da cidade”.
Além da Praça Oswaldo Cruz, as bancas também foram retiradas da Praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Largo 1º de Setembro, e da Praça Jorge Sakai, no Centro Cívico.
A Prefeitura reforça que as ações fazem parte de uma política contínua de cuidado com os espaços públicos, promovendo uma cidade mais organizada, segura e acolhedora para todos.
“Mogi cresceu muito nos últimos anos e precisamos garantir uma convivência baseada no respeito às regras e no interesse coletivo, para que a cidade continue avançando com qualidade de vida”, conclui a prefeita.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas