Primeira Infância de Mogi promove formação de servidores sobre a estratégia "Cinco Básicos"

Gabinete

O encontro reuniu cerca de 40 profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social

04 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Coordenadoria Especial da Primeira Infância da Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu uma formação, nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/07), no Cemforpe, sobre a implementação da estratégia "Cinco Básicos" no município. O encontro reuniu cerca de 40 servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. A iniciativa tem apoio da Fundação Bernard Van Leer, por meio da iniciativa Urban95.

A capacitação faz parte de uma série de ações da Prefeitura para o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos. "Queremos que todas as secretarias se envolvam neste trabalho com um olhar humano. Investir na Primeira Infância é investir no futuro da nossa cidade", afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.

A estratégia "Cinco Básicos" foi desenvolvida a partir de cinco princípios simples, divertidos e baseados em evidências científicas que toda a família pode incluir na rotina para apoiar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos, evidenciando que a responsabilidade de cuidar dos pequenos é um esforço coletivo. Os princípios são: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e da brincadeira; e ler e discutir histórias. 

A formação foi conduzida pela fundadora do projeto, Maria Rodrigues, e pela diretora executiva da iniciativa, Marcela Almeida. "Temos certeza que se as famílias praticarem o Cinco Básicos, as crianças terão um desenvolvimento cerebral e holístico melhor. O nosso trabalho é levar informação para a família para que ela priorize a criança. Isso vai fazer a diferença para a vida toda", explicou Maria. 

O projeto piloto será realizado nos bairros Jardim Piatã, Novo Horizonte e Jardim Margarida. Serão envolvidas três Unidades de Saúde da Família (USF), 1.064 crianças pequenas, 82 gestantes, 5 creches e as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A estratégia será expandida para outros bairros após os cinco meses de duração do piloto.

A proposta está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016), que incentiva os municípios a planejarem ações com base em evidências, intersetorialidade e participação social. "Queremos garantir que nossas crianças atinjam seu máximo desenvolvimento. Para isso, precisamos de uma educação de qualidade, saúde, serviços de assistência social, alimentação e nutrição adequadas, amparando as famílias e protegendo de qualquer forma de violência", disse o coordenador da Primeira Infância, Claudio de Faria Rodrigues. 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes também trabalha na finalização da construção do Plano Plurianual da Primeira Infância 2026-2029, primeira etapa do planejamento orçamentário e financeiro. Nele, são inseridas as metas do que será realizado pela gestão municipal no setor no período de quatro anos. O documento será encaminhado à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para aprovação, com a expectativa de novas ações programadas para agosto, que é o Mês da Primeira Infância.