Procon de Mogi das Cruzes alerta sobre compras on-line
Gabinete
Com o crescimento do comércio eletrônico, o Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes alerta os consumidores sobre cuidados importantes no momento da compra on-line. A expectativa é de que em 2021 o crescimento do setor seja de 18%, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o que exige do consumidor mais informações de como fazer uma compra segura.
A coordenação do Procon mogiano alerta sobre os cuidados no envio de dados. “As compras via aplicativo de mensagem e redes sociais merecem cuidado redobrado, pois de forma alguma o consumidor deve passar os dados de seu cartão de crédito sem uma plataforma de segurança. Mesmo que a venda seja feita por canais como o Whatsapp, é necessário que o pagamento seja feito em um site seguro”, explica a coordenadora Fabiana Bava.
O consumidor deve ficar atento aos links enviados para pagamento e confirmar se o pagamento está sendo feito realmente para a empresa que está fazendo a venda. O mesmo cuidado vale para os boletos. É preciso verificar os dados do fornecedor, como CNPJ, endereço, telefone, pois o excesso de informalidade na hora da compra facilita os golpes.
O órgão informa ainda que no caso das compras fora do estabelecimento comercial (on-line), o consumidor tem o direito de se arrepender, no prazo de 7 dias, a partir do dia que recebeu o produto, mesmo que não tenha qualquer defeito. Em caso de dúvidas ou reclamações, o Procon de Mogi das Cruzes atende de forma remota pelo telefone 4798-5090 e pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br
Confira mais orientações do Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes:
- Antes de comprar, avalie no caso de grandes empresas, se a loja tem boa reputação em sites, como Reclame aqui e consumidor.gov.br. Se for comprar de fornecedores menores é bom ter indicações de familiares, amigos e referências positivas da empresa.
- Após a escolha dos produtos, revise o carrinho, confira o prazo de entrega para cada item e o custo do frete. Observe se houve alteração no valor total após a escolha do método de pagamento.
- Faça o print das telas do computador ou do celular durante a compra, pois é comum ser feita a oferta por um valor e ocorrer o aumento na finalização da compra. Se isso acontecer, o consumidor tem o direito de exigir que a venda seja pelo valor ofertado, desde que a especificação do produto seja a mesma.
- Guarde todos os registros da compra, e-mail, conversas via chat e número de protocolos de ligação.

Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prende homem acusado de roubo no Centro Cívico

Reunião com cerca de 300 pessoas na Vila Nova União apresenta programa de regularização fundiária

Rua Mais Feliz terá edição especial neste sábado em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

"Nubea de portas abertas” recebe cidadãos mogianos nesta quarta-feira, das 14h às 16h

Mais uma Feira de Economia Solidária será realizada nesta sexta–feira na região central