Procon notifica lotéricas para redobrar os cuidados na identificação de fornecedores em boletos
Gabinete


O Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes notificou lotéricas da cidade para que redobrem seus cuidados ao identificarem fornecedores no momento do pagamento de boletos. O órgão recebeu diversas reclamações de clientes que efetuaram os pagamentos e estão sendo cobrados, pois os valores foram pagos a terceiros apesar de constar o nome do fornecedor e CNPJ nos documentos. A orientação é de que os consumidores e também as lotéricas verifiquem os dados de cada boleto antes de confirmar o pagamento para evitar fraudes. Foram notificados 29 estabelecimentos.
“Além da responsabilidade dos bancos, financeiras e empresas em garantir uma forma de pagamento segura ao consumidor, bem como, a obrigação de verificação pelo devedor de dados elementares do boleto, não se pode excluir a responsabilidade das lotéricas em averiguar se o pagamento está sendo feito realmente para o fornecedor pretendido pelo consumidor”, explicou a coordenadora do Procon, Fabiana Bava.
As principais informações que os consumidores devem observar nos boletos são a indicação do banco, o beneficiário pelo pagamento, a conta indicada tem que constar na linha digitável (código) e o valor do boleto. A notificação feita pelo Procon de Mogi reforça a necessidade das lotéricas fazerem esta verificação e orientar seus colaboradores sobre a responsabilidade de evitar o pagamento de boletos com indícios de fraudes, garantindo a conferência junto ao consumidor. Veja abaixo as formas de fraude e orientações de como evitá-las.
Para mais informações, o consumidor pode entrar em contato pelo 4798-5090, ou pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br. Para o atendimento presencial, deve ser feito o agendamento pelo e-mail agendamentopac@pmmc.com.br.
Cuidados com possíveis fraudes
- Adulteração do código de barras de boletos já recebidos pelas vítimas, como plano de saúde, cotas de condomínio e até mesmo prestação de financiamento de carro.
- A adulteração pode acontecer também pelo computador por conta de um malware (software malicioso que altera o número do código) para que, no momento do pagamento, seja copiado o código errado.
- Criação de páginas falsas para forjar faturas.
- Envio de e-mails com histórias falsas, induzindo a vítima ao descarte do boleto verdadeiro e pagamento do documento falso.
- E-mails falsos: geralmente imitando mensagens originais de empresas que o consumidor costuma ter algum contato. O remetente, data e horário de envio devem ser sempre verificados.
- Ligações, mensagens por SMS ou WhatsApp: o horário do contato é normal, durante o dia? Reconhece o número que ligou ou entrou em contato? Antes do suposto contato informar seus dados pessoais, já havia informado antes? Sugerem alguma urgência e ameaçam com bloquear, cancelar cadastro ou cancelar compra? Não responda ou autorize nada na urgência. Tente você mesmo entrar em contato com a empresa. Pode ser pelo site, chat ou outros canais oficiais.
Orientações sobre boletos e pagamentos
- Observe todos os campos-chave do boleto.
- Nunca pague nada com pressa, pois, assim, algumas evidências de adulteração podem passar despercebidas.
- Confirme seus dados pessoais e se estiver pagando para outra pessoa, como familiares ou amigos, peça para que ela confirme o nome, o CPF e o endereço.
- Verifique também os dados do vendedor. Você lembra se realmente realizou uma compra nessa loja? Você possui algum vínculo de negócio com o estabelecimento que consta como “beneficiário”? Em caso de dúvidas, procure no Google o CNPJ da empresa e confirme o nome (razão social).
- Caso desconfie de algum boleto ou fatura impressos e entregues pelo correio, entre em contato com a empresa para confirmar a autenticidade e o envio do documento.
- Leia todo o boleto. Documentos forjados podem apresentar erros de ortografia e diferenças de formatação.
- Tente fazer a leitura do código de barras pela câmera do celular ou no leitor do caixa eletrônico. Geralmente, os boletos adulterados não permitem a leitura do código e, ao digitar manualmente a numeração, você tem mais chances de cair num golpe.
- No momento do pagamento, seja pelo app ou pelo site, o seu banco irá exibir o beneficiário do boleto. Caso apareça um nome que você não conhece, diferente da origem da cobrança que recebeu, não pague e comunique ao seu banco a diferença. Se possível, compare com boletos anteriores que já tenha pago do mesmo emissor.
- Ao realizar o pagamento por meio de lotéricas, peça para o atendente antes de efetivar o pagamento conferir o beneficiário e informar, depois verifique o comprovante.

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