Professores dos projetos musicais da rede municipal participam de formações em julho

Secretaria de Educação

As atividades, que acontecem ao longo do mês de julho, contam com o apoio da Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped)

22 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Profissionais do projeto musical "Pra Ver a Banda Passar" participaram nesta segunda-feira (21/07), na EM Coronel Almeida (Centro), de uma formação voltada à linguagem corporal e coreográfica, promovida pela AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes), gestora da iniciativa. Além dela, também estão sendo realizadas capacitações com os professores do "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", desenvolvido pela Sinfônica Mogi. As atividades, que acontecem ao longo do mês de julho, contam com o apoio da Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped).

A formação desta segunda-feira foi conduzida pela pedagoga e coreógrafa Mariana Cordeiro Farias e contou com a presença de cinco coreógrafos da AFABAMC. Para a secretária de Educação, Darly Carvalho, os projetos de música têm um papel fundamental na formação dos alunos. "Acreditamos na importância dessas iniciativas para o desenvolvimento integral das crianças, e por isso buscamos oferecer todo o suporte necessário às formações. Esses encontros são momentos importantes de troca, escuta e fortalecimento do trabalho realizado nas escolas", afirmou.

A programação formativa teve início no dia 7 de julho, com um encontro voltado a 20 profissionais do "Pra Ver a Banda Passar". A atividade, promovida pela AFABAMC, foi conduzida pela maestrina Mônica Giardini, regente da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) Tom Jobim, e teve como foco técnicas de regência. Ainda pelo projeto no dia 15, a formação foi com a professora de Educação Musical, Camila Ruiz.

Já no dia 18, foi a vez dos professores do projeto "Pequenos Músicos" participarem de uma formação com o tema "ansiedade patológica", conduzida pelos hipnoterapeutas Leandro Bonini e Leonardo Augusto, a convite da Sinfônica Mogi. O encontro reuniu cerca de 60 profissionais. Os profissionais dos dois projetos participaram também neste mês de uma formação sobre Primeiros Socorros, atendendo a Lei Lucas. Todas essas aconteceram no Cemforpe.

Para o chefe da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Leandro Tomazzini, os encontros atendem as especificidades de cada projeto. "As formações trouxeram temas importantes para o desenvolvimento das atividades em sala e nos ensaios. Nosso objetivo, junto aos projetos, é possibilitar que os professores tenham ferramentas práticas para qualificar ainda mais o trabalho com os alunos", explicou.