Projeto Paradesporto nas Escolas é ampliado com atividades de xadrez adaptado

Secretaria de Esportes e Lazer

15 de abril de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

O projeto Paradesporto nas Escolas, realizado em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Educação, ampliou sua atuação para as atividades de 2026. A partir deste ano, além da bocha adaptada, a iniciativa também leva o xadrez adaptado para as escolas municipais de Mogi das Cruzes.

Criado em 2025, o projeto Paradesporto nas Escolas tem como objetivo a integração entre paratletas e os alunos da rede municipal de ensino, com a realização de atividades, demonstrações e interação com as crianças. A equipe do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato também acompanha a atividade. 

Somente neste ano, já foram atendidas seis escolas municipais, beneficiando 989 alunos. Já em 2025, a iniciativa atendeu 4.717 crianças de 20 escolas municipais.

“O projeto nas escolas é importante para levar o paradesporto a mais pessoas na cidade, além de promover a integração com os alunos. Com o início das atividades do xadrez, no mês passado, ampliamos o atendimento com uma modalidade diferente. As crianças são multiplicadoras de boas práticas para as famílias e levam o sentimento de inclusão”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib. 

As clínicas de xadrez adaptado no projeto Paradesporto nas Escolas são realizadas a cada 15 dias, com a equipe do Centro Municipal de Paradesporto. Durante a atividade, a modalidade é apresentada às crianças, que também podem experimentar o jogo. Desde março, quando foi incluída no projeto, já foram atendidos 266 alunos das escolas municipais Professora Sônia Brasil de Siqueira Andreucci e Geralda Ferraz de Campos.

O projeto também leva atletas de bocha adaptada para as unidades de ensino para realizar clínicas e atividades com as crianças, além de conversar sobre a modalidade para os participantes.

Mais avanços

O Centro Municipal de Paradesporto também passou a disponibilizar neste ano atendimento psicológico para pais ou responsáveis pelos alunos atendidos na unidade. O trabalho é realizado em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), por meio do curso de psicologia da instituição.

O atendimento acontece às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30, e às sextas-feiras das 9h às 11h.

Outra novidade disponibilizada pelo Centro Municipal de Paradesporto a partir deste ano são as aulas de Orientação e Mobilidade para pessoas com deficiência visual. As atividades estão com inscrições abertas e começam a ser realizadas nesta quinta-feira (16/04), às 14h. Os interessados devem entrar em contado pelo WhatsApp (11) 94380-2044 ou telefone 4794-5929 para fazer sua inscrição.

As aulas buscam desenvolver habilidades essenciais para o dia a dia, como a orientação dentro de casa, o reconhecimento de espaços e trajetos, o deslocamento com segurança nas ruas, o uso correto da bengala, a travessia de vias e o acesso a locais como mercado e outros ambientes cotidianos.

Por fim, o projeto Paradesporto Para Todos, que possui atividades descentralizadas em Mogi das Cruzes, está com uma nova turma de basquete adaptado no Parque da Cidade. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 9h às 10h, com seis vagas na turma.

O Centro Municipal de Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Mais informações sobre as atividades realizadas no local podem ser obtidas via WhatsApp, pelo número (11) 94380-2044.