Protocolo de Combate a Fraudes em Licitações aprimora política de transparência e prevenção à corrupção
Secretaria de Governo e Transparência
Medida estabelece regras específicas para participação em compras públicas, evitando conluios entre empresas e promovendo austeridade e ampla participação


Para aprimorar a política de transparência e combate à corrupção, a Prefeitura de Mogi das Cruzes criou o Protocolo de Combate a Fraudes em Licitações, que estabelece regras específicas para participação em compras públicas, evitando conluios (combinação ou acordos) de empresas e promovendo austeridade e ampla participação, com equilíbrio entre os concorrentes.
Serão adotadas medidas como diligências no Portal de Compras Públicas para identificar eventuais indícios da atuação conjunta de licitantes (em conluio) e fraude à licitação, verificando aspectos como empresas distintas que tenham utilizado a mesma chave de acesso, associada a um único representante (pessoa física) para registrar propostas.
Outras formas de diligência são a verificação de propostas, lances ou documentos a partir de um mesmo endereço de Internet Protocol (IP); identidade dos sócios, administradores, representantes legais ou procuradores; compartilhamento de endereço comercial, estrutura física, e-mail ou número de telefone e outros dados, além da utilização do mesmo contador ou consultor para submissão da proposta, lances ou documentos.
Constatada alguma irregularidade, poderá ocorrer a desclassificação de propostas ou inabilitação das empresas envolvidas, ou suspensão cautelar da execução contratual ou rescisão, conforme o caso.
A iniciativa, em Mogi das Cruzes, é do Comitê Gestor de Crise Financeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e Transparência.
“A legislação federal é bem rigorosa ao estabelecer normas gerais que disciplinam as compras públicas. Com este protocolo, Mogi das Cruzes vai além, adiciona critérios importantes e coloca em vigor um novo padrão de controle dos recursos públicos”, avalia a prefeita Mara Bertaiolli.
“Este novo protocolo adotado em nossa gestão é um sistema de controle já utilizado em licitações federais e recomendada pelo Tribunal de Contas da União. É mais um passo importante que damos para ampliação da transparência e da ética pública”, completa o vice-prefeito Téo Cusatis.
Política de Integridade
O Protocolo de Licitações se soma a outras medidas já adotadas pela atual gestão, como a criação do Programa, do Plano e do Comitê de Integridade no município, no âmbito da Administração Pública Direta (Lei Municipal 8.218/2025), e instituição do Código de Ética dos servidores públicos municipais.
A ação, inédita no Alto Tietê, visa ao fortalecimento da governança, prevenção de irregularidades e promoção de uma cultura organizacional orientada pelos mais altos padrões de integridade, em sintonia com recomendações internacionais, como as diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Centro de Controle de Zoonoses captura filhote de ouriço debilitado no Jardim Aracy

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado 13 bairros na região do Alto do Ipiranga

Período de contribuições para revisão do Plano de Água e Esgoto termina na próxima sexta-feira (29)

Projeto Voa Passarinho une observação de aves e arte na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes

Prefeita Mara Bertaiolli recebe atletas das categorias de base do basquete e anuncia a retomada da parceria