Representante da Secretaria de Habitação participa do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais
Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária
A servidora Shirley Aparecida Dias representou a Prefeitura de Mogi no evento e agora replica aprendizados dentro da Secretaria

Pela primeira, a Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária teve uma representante participando do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que foi realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro, em Salvador, na Bahia. Shirley Aparecida Dias, assistente social da Habitação há mais de 14 anos, foi ao evento, que debateu tudo o que há de atual e relevante dentro da política da Assistência Social. As informações e conhecimento lá obtidos agora são replicados internamente na Secretaria de Habitação, visando a contínua capacitação da equipe da Pasta.
“Nossa equipe de assistentes sociais desenvolve um trabalho fundamental dentro da Secretaria de Habitação e se faz presente e relevante em todos os nossos fluxos e setores, portanto entendemos como essencial a qualificação do nosso time, para que possamos continuar trabalhando com agilidade e eficiência para a população em situação de vulnerabilidade, que é o nosso público-alvo”, destaca o secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Romildo Campello.
O Congresso Brasileiro teve como tema central "A gente sobe a ladeira por liberdade!", e colocou em pauta, durante seus cinco dias de duração, a luta por direitos sociais, democracia e resistência contra retrocessos, precarização do trabalho, crise climática, racismo, LGBTQIA+fobia, capacitismo e o futuro das políticas de Seguridade Social frente às novas tecnologias e desafios sociais. Todos temas que perpassam a realidade do público atendido pela Secretaria de Habitação.
“Tivemos debates de altíssimo nível, com mestres, doutores, sociólogos, pesquisadores, muito se falou sobre produção de conhecimento científico, bem como novas normativas que já existem no Estatuto da Criança e do Adolescente, no programa Minha Casa Minha Vida, no Benefício de Prestação Continuada e também na Previdência. Tudo isso está muito presente na nossa realidade e contribui diretamente para o trabalho que desenvolvemos aqui”, destacou a servidora.
Shirley foi a única representante da Prefeitura de Mogi das Cruzes no evento e, do Alto Tietê como um todo, foram 14 assistentes sociais presentes. A realização contou com a participação de 4 mil profissionais da área, dentre um universo de 46 mil que existem em todo o país. Na Secretaria de Habitação, a equipe de assistentes sociais é composta por cinco profissionais, que atuam em todos os setores e serviços da Pasta.
A servidora citou outras questões relevantes debatidas no congresso, como os direitos da mulher, da população negra, do público LGBTQIA+, dos povos originários, além de questões ambientais, tudo isso inserido no contexto político, social e econômico vivido atualmente.
Shirley também integra o Conselho Municipal da Mulher, o Comitê para Pessoas em Situação de Rua e o projeto Promotoras Legais Populares de Mogi das Cruzes.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas