Rua João Cardoso de Siqueira Primo será interditada para início da revitalização da Vila Helio
Secretaria de Mobilidade e Trânsito


A Rua João Cardoso de Siqueira Primo, na região central, será interditada a partir das 6h da próxima segunda-feira (02/04) para início da primeira fase da revitalização da Vila Helio. A obra será uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Grupo Marbor, por meio de um acordo de cooperação. Será permitido apenas o trânsito local, com acesso pela Rua Flaviano de Melo.
A revitalização será custeada pela empresa, enquanto a Prefeitura ficará responsável pela intermediação com a EDP São Paulo – que precisará intervir na parte elétrica – e pela organização do trânsito.
As intervenções nas redes de água e esgoto ficarão a cargo do Semae, mas a mão-de-obra será financiada pela Marbor.
Entre as mudanças previstas estão a ampliação de calçadas, acessibilidade, paisagismo e outros diferenciais que vão valorizar o Centro e beneficiar motoristas e pedestres, além de empresários que mantêm escritórios e lojas no local.
A intervenção também tem o objetivo de acabar com as enchentes naquela região. O escritório de arquitetura Coutinho elaborou o projeto da rua, enquanto a empresa Fasul executará a reforma.
Serão realizadas ações como ampliação das calçadas, proporcionando mais segurança aos pedestres e promovendo a acessibilidade; aterramento e elevação o nível da rua para melhorar o escoamento da água pluvial, reduzindo os riscos de alagamento, e colocação de piso intertravado nas calçadas, que proporciona mais segurança aos pedestres e visual mais moderno.
O projeto também prevê a construção de uma praça com chafariz e bancos; arborização de toda a Vila Helio, melhorando o conforto térmico e tornando o espaço mais acolhedor; instalação de postes com luminárias, lixeiras e bicicletário.
O bairro foi fundado há quase 70 anos por Helio Borenstein, pai do presidente do Grupo Marbor, Marcos Borenstein. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim deste ano.
“Trata-se de um projeto excelente para a cidade, porque promove uma ampla revitalização de um espaço importante e tradicional, priorizando os pedestres, que é uma tendência em todas as grandes cidades desenvolvidas do mundo”, avalia o prefeito Marcus Melo.
”Não podemos deixar de agradecer e ressaltar esta iniciativa do empresário Marcos Borenstein e de todo o Grupo Marbor, que mais uma vez dão provas do grande comprometimento em tornar Mogi uma cidade cada vez melhor", conclui o prefeito. (Julio Nogueira)

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05