Rua João Cardoso de Siqueira Primo será interditada para início da revitalização da Vila Helio

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

28 de março de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Rua João Cardoso de Siqueira Primo, na região central, será interditada a partir das 6h da próxima segunda-feira (02/04) para início da primeira fase da revitalização da Vila Helio. A obra será uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Grupo Marbor, por meio de um acordo de cooperação. Será permitido apenas o trânsito local, com acesso pela Rua Flaviano de Melo.

A revitalização será custeada pela empresa, enquanto a Prefeitura ficará responsável pela intermediação com a EDP São Paulo – que precisará intervir na parte elétrica – e pela organização do trânsito.

As intervenções nas redes de água e esgoto ficarão a cargo do Semae, mas a mão-de-obra será financiada pela Marbor.

Entre as mudanças previstas estão a ampliação de calçadas, acessibilidade, paisagismo e outros diferenciais que vão valorizar o Centro e beneficiar motoristas e pedestres, além de empresários que mantêm escritórios e lojas no local.

A intervenção também tem o objetivo de acabar com as enchentes naquela região. O escritório de arquitetura Coutinho elaborou o projeto da rua, enquanto a empresa Fasul executará a reforma.

Serão realizadas ações como ampliação das calçadas, proporcionando mais segurança aos pedestres e promovendo a acessibilidade; aterramento e elevação o nível da rua para melhorar o escoamento da água pluvial, reduzindo os riscos de alagamento, e colocação de piso intertravado nas calçadas, que proporciona mais segurança aos pedestres e visual mais moderno.

O projeto também prevê a construção de uma praça com chafariz e bancos; arborização de toda a Vila Helio, melhorando o conforto térmico e tornando o espaço mais acolhedor; instalação de postes com luminárias, lixeiras e bicicletário.

O bairro foi fundado há quase 70 anos por Helio Borenstein, pai do presidente do Grupo Marbor, Marcos Borenstein. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim deste ano.

“Trata-se de um projeto excelente para a cidade, porque promove uma ampla revitalização de um espaço importante e tradicional, priorizando os pedestres, que é uma tendência em todas as grandes cidades desenvolvidas do mundo”, avalia o prefeito Marcus Melo.

”Não podemos deixar de agradecer e ressaltar esta iniciativa do empresário Marcos Borenstein e de todo o Grupo Marbor, que mais uma vez dão provas do grande comprometimento em tornar Mogi uma cidade cada vez melhor", conclui o prefeito. (Julio Nogueira)