Saúde intensifica orientações para controle e prevenção do Aedes aegypti

Secretaria de Saúde

23 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes está intensificando junto à população os cuidados que precisam ser tomados para prevenir o mosquito Aedes aegypti no período de calor e chuvas intensas, cenário favorável para infestações e propagação da dengue. O trabalho faz parte da Semana Estadual de Mobilização das Arboviroses, que prossegue até sexta-feira (25/11).

O objetivo é lembrar os mogianos que os cuidados em casa e no trabalho devem fazer parte da rotina de todos, com cuidados permanentes como remover pratos de plantas, cuidar de piscinas, manter caixas d’água muito bem fechadas e eliminar todos os recipientes ou situações que permitam o acúmulo de água parada. As orientações são reforçadas nas visitas casa a casa e salas de espera das unidades de Saúde.

O Aedes aegypti transmite doenças graves como dengue, chikungunya e zika, podendo se reproduzir em qualquer situação que permita o acúmulo de agua parada. Os últimos levantamentos realizados na cidade mostraram que o principal problema continua sendo recipientes móveis, ou seja, todo tipo de material que deveria ser removido dos imóveis. 

A dengue é uma doença causada por vírus transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou 97 casos da doença.

Quem tiver alguma dúvida sobre os cuidados que precisam ser tomados pode entrar em contato com o Núcleo de Controle de Arboviroses no telefone 4794-4343. Já as denúncias devem ser registradas na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.

Confira algumas dicas:
- Acabe com a água parada: verificando vasos, garrafas, potes e outros recipientes ou situações que possam acumular água
-Aplique cloro em pias e ralos
- Mantenha caixa d’água fechada e piscina tratada regulamente
- Guarde pneus em locais cobertos
- Feche bem os sacos de lixo e de materiais para reciclagem
- Mantenha as calhas limpas