Secretaria de Cultura fecha parceria com Aliança Francesa
Secretaria de Cultura


A Secretaria Municipal de Cultura acaba de formalizar parceria com a Aliança Francesa, uma instituição sem fins lucrativos que há 135 anos representa a França no Brasil. O objetivo é oferecer na cidade um rol diferenciado de atividades culturais, que promova o conhecimento e o gosto pela cultura francesa, favorecendo o diálogo e a compreensão entre os povos e promovendo o espírito de cooperação, solidariedade e respeito mútuo.
A ideia é que o município receba uma unidade da Aliança Francesa no segundo semestre deste ano, tornando-se assim o terceiro município do Leste Paulista a ter uma unidade da instituição – as outras duas estão em São José dos Campos e Taubaté. A abertura da unidade está prevista para o segundo semestre deste ano, em função da pandemia, porém as atividades já começam a ser planejadas, discutidas e formalizadas, com o intuito de oferecer ao munícipe uma ampla programação cultural, tão logo a situação se normalize.
Uma das atividades que deve ser trazida à cidade é o Festival de Cinema Varilux. O evento é normalmente realizado no mês de junho e tem como proposta atrair o público para a recente safra de cinematografia francesa. Ao longo dos últimos anos, a ação vem conquistando não só admiradores das produções francesas, como também o espectador comum, interessado na diversidade cultural. Além da exibição de filmes, o festival contempla atividades paralelas, como debates, sessões educativas e laboratório franco-brasileiro de roteiros.
A parceria também permitirá que Mogi seja incluída no eixo artístico da rede das Alianças Francesas. Isso compreenderá diversas ações, como a organização de concertos com músicos de renome no circuito artístico brasileiro, que defendem a popularização da música clássica francesa e também a promoção de intercâmbio cultural entre artistas plásticos da região, para a exposição itinerante de suas obras nas cidades do Leste Paulista que possuem unidades da instituição.
Outras atividades previstas são um ciclo de ateliês de divulgação e introdução à língua e cultura francesa, a implementação de uma política pedagógica para a formação de professores francófonos e a oferta de bolsas de estudo para professores e alunos da rede pública, para jovens adultos em situação de vulnerabilidade social e também demais interessados.
“Essa parceria permitirá a vinda à cidade de uma ampla programação cultural e vai fomentar o ensino preliminar da língua e da cultura francesas. Além disso, trata-se de uma entidade de utilidade pública, que traz consigo um forte viés filantrópico e de responsabilidade social”, explica a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon, lembrando que a instalação de uma unidade em Mogi das Cruzes já recebeu o aval da Embaixada da França e faz parte de um projeto de expansão da Aliança Francesa do Vale do Paraíba, sob a direção do Jean-Luc Orsoni, cônsul honorário e diretor regional da Aliança Francesa do Leste Paulista.

Semae Mogi das Cruzes promove plantio de mudas e soltura de peixes em comemoração ao Dia do Rio Tietê

Nova etapa de regularização fundiária na Vila Nova União tem início com visitas de técnicos aos moradores

Semana da Maternidade Atípica será realizada na próxima semana em Mogi das Cruzes

Escolas municipais se apresentam neste sábado (20/09) na quarta edição do "Pequenos no Auditório"

Fundo Social promove “Dia do Cuidado” para moradores da Abomoras, em Cezar de Souza