Secretaria de Saúde faz novo alerta para possíveis golpes

19 de fevereiro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os responsáveis por estabelecimentos da cidade para o cuidado com falsos fiscais. O Departamento de Vigilância Sanitária não trabalha com agendamentos telefônicos. Ao contrário, as vistorias são realizadas aleatoriamente em atendimento a denúncias, processos ou ações de rotina.

Na última semana, o Departamento recebeu telefonemas de empresários que foram contatados por golpistas afirmando atuarem no órgão municipal para agendar uma visita. “Não trabalhamos com visitas agendadas. Isso só ocorre em caso de vistoria em obras. Nos estabelecimentos em funcionamento, a visita pode ocorrer a qualquer momento”, esclarece a chefe da Vigilância Sanitária, Débora Iolanda Cardoso dos Santos.

A equipe técnica trabalha uniformizada, com roupas e crachás contendo o brasão do município e nome em letra legível. A identificação está presente também nos documentos emitidos e veículos oficiais utilizados nas visitas.

A Vigilância Sanitária é responsável por inspeções em vários segmentos como alimentos, medicamentos, estética e beleza, serviços de saúde, saúde do trabalhador e saneamento, com objetivo de preservar a saúde pública. É importante ressaltar, ainda, que o órgão não faz nenhum tipo de cobrança de taxa in loco, sendo todo atendimento gratuito e sem qualquer parceria ou convênio com empresas de qualquer natureza. Qualquer serviço oferecido em nome da Vigilância Sanitária por meio de cobrança é fraude.

As denúncias relacionadas à área da saúde no município devem ser feitas diretamente à Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162 ou app e-ouve. Em caso de dúvidas, o telefone para informações é o 4794-0200.