Secretaria de Serviços Urbanos reforça trabalhos de drenagem como prevenção para o próximo período de chuvas
Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria
Três grandes córregos receberão trabalhos de desobstrução, o piscinão está recebendo limpeza e outros serviços estão em andamento pela cidade




A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, que executa ao longo de todo o ano serviços de manutenção nos espaços municipais, está atuando de forma reforçada com trabalhos preventivos, tendo em vista a aproximação de mais um período de chuvas. São diversas frentes, em especial serviços de drenagem, que visam deixar a cidade bem preparada para mais um verão.
Os trabalhos ganham reforço neste período do ano, em que há menos chuva, tendo em vista a viabilidade técnica e segurança na execução dos serviços e também levando em consideração a necessidade de haver um trabalho prévio ao período mais chuvoso do ano. Por isso, são feitas intervenções maiores e mais complexas em diversos pontos, com destaque para córregos, ribeirões e também dispositivos de escoamento das águas pluviais.
Serão iniciados nos próximos dias trabalhos de desobstrução, com remoção de sedimentos, de três dos principais córregos da cidade. O objetivo é retirar o excesso de material depositado no fundo desses cursos d´água, ampliando assim a capacidade de absorção e vazão das águas das chuvas, o que diminui a possibilidade de transbordamentos.
Os córregos atendidos serão o Córrego dos Corvos, em Cezar de Souza, o Córrego dos Canudos e o Córrego do Gregório, esses dois últimos em Braz Cubas. Os trabalhos devem contemplar uma extensão total de 12 quilômetros e serão feitos em parceria com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e também seguindo orientação técnica da Defesa Civil.
Além desta frente, as equipes de Serviços Urbanos também estão dando início a mais um trabalho de limpeza e manutenção no piscinão do Parque Santana. O reservatório tem capacidade para armazenar 90 milhões de litros de água, portanto serve como um grande regulador das águas das chuvas, reduzindo significativamente as possibilidades de enchentes, em especial na região central. Os serviços feitos consistem na remoção do sedimento e melhoria da drenagem interna, juntamente a outros reparos complementares.
As equipes da Secretaria também estão empenhadas em trabalhos de limpeza de valetas de drenagem, em parceria com as Administrações Regionais. A rua Santa Catarina, na Chácara Guanabara, por exemplo, recebeu uma nova tubulação, para melhorar a drenagem das águas das chuvas e ainda receberá trabalhos de estabilização do solo. Já vias da Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba, começarão a receber em breve um trabalho concentrado de limpeza de valetas.
Somente no primeiro semestre do ano, o departamento de drenagem da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria realizou a desobstrução de 1.500 metros de galerias, roçada de 260 mil metros quadrados de córregos, implantação de 300 metros de galerias e 35 unidades de bocas de lobo, além de limpeza e desobstrução de 950 outras bocas de lobo já existentes.

Centro de Controle de Zoonoses captura filhote de ouriço debilitado no Jardim Aracy

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado 13 bairros na região do Alto do Ipiranga

Período de contribuições para revisão do Plano de Água e Esgoto termina na próxima sexta-feira (29)

Projeto Voa Passarinho une observação de aves e arte na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes

Prefeita Mara Bertaiolli recebe atletas das categorias de base do basquete e anuncia a retomada da parceria