Secretário de Agricultura anuncia retomada do programa “Mogi É Agro” com foco em tecnologia, sustentabilidade e segurança alimentar
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Plataforma inédita de georreferenciamento e novas ferramentas digitais modernizam o planejamento agrícola e valorizam o produtor rural de Mogi das Cruzes












Um sistema inovador que permite, com apenas alguns cliques, acessar o mapeamento completo das áreas de produção, zonas de preservação, tipos de propriedades e ocupação do solo de Mogi das Cruzes. E com mais alguns outros cliques, é possível obter a quantidade e variedade de produtos descarregados no Mercado do Produtor “Minor Harada” e comercializados nas 27 feiras e varejões da cidade.
Essas são algumas das funcionalidades das ferramentas recém-criadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA), com foco na Gestão Territorial e Mapeamento Produtivo. A apresentação foi realizada nesta sexta-feira (27), durante reunião de prestação de contas conduzida pelo secretário Renato Abdo. O encontro contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, da chefe de gabinete Neusa Marialva, vereadores, secretários municipais, produtores rurais e técnicos do setor agrícola.
Sob o slogan “Mogi É Agro – Agricultura levada a sério”, o secretário destacou o uso de tecnologias como aliadas da modernização do agronegócio mogiano. Um dos destaques foi a nova plataforma de georreferenciamento desenvolvida pela equipe técnica da SMASA. A ferramenta reúne dados estratégicos que auxiliam o planejamento territorial, a segurança rural, o combate a perdas e a promoção da sustentabilidade.
“Esse georreferenciamento é um divisor de águas para o agronegócio em Mogi. Conseguimos enxergar com precisão onde e como estamos produzindo, o que nos permite atuar com mais eficácia, garantir segurança alimentar e fomentar a economia rural com inteligência”, afirmou o secretário Renato Abdo.
Valorização do campo e planejamento para o futuro
Durante a apresentação, também foram detalhados projetos estratégicos que estão em fase de desenvolvimento:
PDAS – Plano de Desenvolvimento da Agricultura Sustentável
Projeto SEMENTE – Controle de Demandas Prioritárias
CPL – Central de Produção Local
CEP Rural – Cadastro de Empreendimentos Produtivos
Romaneio Digital no Mercado do Produtor
Programa de Regularização Fundiária Rural e de Segurança Rural
Todas essas ações integram uma nova diretriz da política agrícola de Mogi das Cruzes: tecnológica, conectada, valorizada e fundamental para a qualidade de vida urbana.
“Mogi tem um enorme potencial no setor agro e estamos colocando as ferramentas certas para transformar esse potencial em resultados concretos. Agricultura é desenvolvimento, é emprego, é alimento e é futuro”, completou a secretária-adjunta Mariana Fraga.
A prefeita Mara Bertaiolli aprovou as propostas apresentadas no encontro.
“Hoje celebramos um avanço importante para a agricultura de Mogi das Cruzes. A retomada do programa Mogi É Agro mostra, mais uma vez, o quanto é possível aliar inovação, sustentabilidade e desenvolvimento com responsabilidade social”, disse.
“A tecnologia que está sendo apresentada aqui, como o sistema de georreferenciamento e as novas plataformas digitais, garante mais do que dados — ela garante planejamento, eficiência e qualidade na produção agrícola. E isso significa levar alimentos mais seguros, frescos e confiáveis para a mesa das nossas famílias”, completou a prefeita;
“Quero parabenizar o secretário Renato Abdo e toda a equipe da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar pelo trabalho comprometido, técnico e integrado. Vocês estão mostrando que o campo pode — e deve — caminhar lado a lado com a inteligência e a inovação”, concluiu.
O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira, o Farofa, destacou a importância do uso das tecnologias pela SMASA. “A retomada do Mogi é Agro representa uma nova fase para a agricultura do nosso município. Com o uso de tecnologias modernas e ferramentas como o georreferenciamento, estamos dando um passo estratégico rumo a uma agricultura mais inteligente, produtiva e sustentável”, disse.
“Do lado do Legislativo, reafirmo o nosso compromisso com as políticas públicas que valorizem o produtor rural, protejam nosso território e garantam segurança alimentar para a população.Essa é uma pauta que une todos nós: governo, vereadores, trabalhadores do campo e a sociedade. Mogi é, sim, agro. E vamos continuar trabalhando juntos para que essa força seja cada vez mais reconhecida, apoiada e transformadora”.

Fundo Social entrega roupas e cobertores em Cezar de Souza e no Botujuru

Mogi das Cruzes recebe R$ 6,5 milhões do Governo do Estado para habitação social em Braz Cubas

Secretaria de Educação apresenta ações do 1º quadrimestre de 2025 na Câmara Municipal

Delegados mogianos participam da 7ª Conferência Estadual das Cidades até sábado (28/6), em São Paulo

Mogi amplia vacinação contra a gripe; maioria das crianças internadas não foi imunizada