Segurança e Mobilidade de Mogi se reúnem com a PM para garantir Carnaval organizado e tranquilo

Secretaria de Segurança

Representantes das pastas estiveram com comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar para alinharem esquemas de trânsito e segurança nos dias de folia

22 de janeiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

As equipes das Secretarias Municipais de Segurança e de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes se reuniram na tarde desta quinta-feira (22/01) com o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Alexandre Augusto Zakir, para tratar do esquema de trânsito e segurança da cidade durante o feriado de Carnaval.

O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, e o adjunto de Mobilidade, Fábio Vega, levaram parte de suas equipes, incluindo a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento de Fiscalização de Posturas, para traçar um plano de seus respectivos setores com a PM, para garantir que a folia seja tranquila e organizada.

“A nossa Guarda Civil Municipal hoje exerce uma importante participação nas forças de segurança de Mogi e, por isso, viemos nos colocar à disposição da Polícia Militar para dar apoio nas ações de policiamento, especialmente nas regiões onde estão programados eventos, como blocos de Carnaval e outros encontros com grande volume de pessoas”, explica Ito.

Antes da reunião com a PM, os servidores de trânsito realizaram uma reunião interna para mapear as vias que receberão os foliões e já programarem sinalizações, interdições, desvios e a presença de agentes de trânsito para orientar e fiscalizar. E os de Segurança trataram de escala de profissionais, revisão de leis e outras medidas preventivas e fiscalizadoras. 

“Os blocos e demais grupos que solicitaram autorização à Prefeitura para irem às ruas durante o Carnaval receberão o nosso apoio técnico, para que tanto eles quanto os motoristas e pedestres que passarem pela região tenham alternativas seguras para seguirem, com o menor impacto possível no trânsito”, afirma Vega.

Para o secretário de Segurança, o objetivo principal é que as festividades ocorram de forma organizada e segura para os participantes e para a população em geral, respeitando as legislações vigentes. “É fundamental que haja este planejamento que fizemos para que tudo transcorra de forma pacífica”, completa Ito.

Em casos de emergências de segurança, a população pode acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Civil Municipal pelo 153, do Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura, que funciona 24 horas por dia.