Semae Mogi das Cruzes realiza intervenções na rede para melhorias no abastecimento da Vila Rei e adjacências

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

Novas interligações e instalação de registros têm como objetivo melhorar e dar mais estabilidade na distribuição de água

21 de janeiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Semae Mogi das Cruzes realizará algumas intervenções pontuais na rede de abastecimento de água da Vila Rei, como novas interligações e instalação de registros, para melhoria e mais estabilidade na distribuição de água no bairro e também em parte do Mogi Moderno, sobretudo nos pontos altos, onde a incidência de falta d’água é mais recorrente, especialmente nos dias de ondas de calor e de maior consumo.

De acordo com o Departamento de Água da autarquia, as obras têm como objetivo “reforçar a infraestrutura existente, aumentar a confiabilidade operacional do sistema e promover a melhoria do abastecimento de água”.

Para realizar os serviços, serão necessárias – de forma intermitente pelos próximos 30 dias – escavações pontuais em algumas vias, com a avenida Pedro Machado e ruas Alves Porto, Oscar Tompson, Carlos Gomes e Eurotide Guimarães. As interferências são temporárias no tráfego de veículos, com eventual necessidade de interdições parciais.

Ainda segundo o Departamento de Água, as intervenções são devidamente sinalizadas para minimizar transtornos e garantir a segurança de motoristas e pedestres.

O Semae solicita a compreensão da população e reforça que as obras são essenciais para a melhoria contínua do sistema de abastecimento, contribuindo para maior regularidade e qualidade no fornecimento de água à população.

“A Vila Rei e parte do Mogi Moderno enfrentam, há alguns anos, problemas pontuais de falta d’água nas áreas mais altas. Estamos trabalhando para solucionar essa questão”, explica o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.

Caixa d’água
O diretor reforça uma recomendação importante: “Quem não tem caixa d’água deve providenciar com urgência a instalação de um reservatório no imóvel, o que é fundamental para reduzir ou mesmo evitar transtornos em períodos de escassez de água ou quando são necessárias intervenções, obras e manutenções na rede”.
 
A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para, pelo menos, mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água pela rede.”