Setor de Podas de Árvores trabalha para evitar transtornos com as chuvas
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

O Setor de Podas de Árvores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal vem trabalhando em regime de plantão para atender os chamados de quedas de árvores e cortes de galhos no município. No domingo (29/1), uma árvore de grande porte caiu no Parque Monte Líbano, em frente ao cemitério São Salvador. Na segunda-feira (30/1), foi registrada uma queda de árvore em Jundiapeba. Já na terça (31/1), houve registros de quedas de uma árvore em Cezar de Souza e duas no Conjunto Santo Ângelo.
Leia também: Força-tarefa atende moradores de bairros atingidos por fortes chuvas dos últimos dias
O secretário municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, André Saraiva, explica que os funcionários da poda estão percorrendo o município diariamente, atendendo aos chamados: “É uma ação contínua, os funcionários da poda atuam em conjunto com a Defesa Civil e são deslocados para ruas ou bairros que precisam se atendimento”, explica.
Um engenheiro agrônomo acompanha o trabalho, garantindo que a poda de galhos seja precisa e resguarde as condições fitossanitárias das árvores, além da segurança dos pedestres e veículos.
Além do trabalho de apoio à Defesa Civil, as equipes de poda percorrem a cidade diariamente, executando serviços que são solicitados pelos cidadãos ou realizados após inspeções dos próprios técnicos da Prefeitura. São realizadas em média 10 podas de adequação por dia. Elas acontecem em geral às margens de ruas e avenidas com movimento intenso de veículos, onde existem árvores de grande porte com galhos que precisam ser cortados periodicamente. Com o passar do tempo, caminhões e ônibus podem começar a esbarrar nesses galhos, o que se torna mais perigoso com a chuva de verão.
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente possui um caminhão equipado com cesto, onde é possível fazer a poda com total segurança, além de motoserras de pequeno porte com cabos prolongadores, que facilitam o acesso aos galhos mais altos. Os cidadãos podem solicitar a análise e a poda de árvores pela Ouvidoria Municipal, no telefone 156.
Formação do programa "Mogi pela Educação" encerra ciclo de estudos deste ano com gestores de escolas municipais
Mogi das Cruzes recebe jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior a partir do dia 4 de janeiro
Parada das Luzes aquece a programação do Natal que Abraça na sexta-feira, 19
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa