UBS da Vila Suíssa passa a atender apenas casos de gripe a partir desta terça-feira

10 de janeiro de 2022

A Unidade Básica de Saúde da Vila Suíssa passará, a partir desta terça-feira (11/01), a atender apenas casos leves de síndrome gripal sem necessidade de agendamento. O atendimento será feito todos os dias, inclusive sábados e domingos das 7h30 às 18h, até o dia 31 de janeiro. Este será o segundo Centro de Combate à Gripe para pacientes de Mogi das Cruzes.

Na semana passada, a UBS do Alto do Ipiranga já havia sido designada como  Centro de Combate à Gripe. Lá, o atendimento também é feito todos os dias da semana, mas das 7h30 à 21h.

A ampliação do atendimento a pacientes com síndrome gripal foi adotada para fazer frente ao crescimento de casos verificado no município nas últimas semanas. Para possibilitar o atendimento exclusivo a casos de síndrome gripal, as consultas de outras especialidades previamente agendadas estão sendo transferidas para unidades de saúde próximas. Todos os pacientes estão sendo contatados pelo SIS e devidamente comunicados sobre a mudança.

Com a criação do segundo do Centro de Combate à Gripe, as Unidades Básicas de Saúde da Ponte Grande e do Jardim Camila voltam a funcionar em seus horários normais.

O Hospital Municipal em Braz Cubas segue servindo como referência para o atendimento a casos mais graves de síndrome gripal. Além disso, a cidade tem outras unidades que funcionam 24 horas por dia, para casos de urgências e emergências, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rodeio, Oropó e Jundiapeba, o Pronto Atendimento do Jardim Universo, além do próprio Hospital Municipal.

Já para os casos mais leves, a Secretaria Municipal de Saúde lembra que eles podem ser monitorados em casa, evitando assim aglomerações.

A alta demanda no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do país. Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras.

Os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito semelhantes, o que pode motivar maior procura às unidades por conta da preocupação com um possível agravamento. A principal orientação é ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento em casos de agravamento, com atenção à febre alta.