UBS da Vila Suíssa passa a atender apenas casos de gripe a partir desta terça-feira
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


A Unidade Básica de Saúde da Vila Suíssa passará, a partir desta terça-feira (11/01), a atender apenas casos leves de síndrome gripal sem necessidade de agendamento. O atendimento será feito todos os dias, inclusive sábados e domingos das 7h30 às 18h, até o dia 31 de janeiro. Este será o segundo Centro de Combate à Gripe para pacientes de Mogi das Cruzes.
Na semana passada, a UBS do Alto do Ipiranga já havia sido designada como Centro de Combate à Gripe. Lá, o atendimento também é feito todos os dias da semana, mas das 7h30 à 21h.
A ampliação do atendimento a pacientes com síndrome gripal foi adotada para fazer frente ao crescimento de casos verificado no município nas últimas semanas. Para possibilitar o atendimento exclusivo a casos de síndrome gripal, as consultas de outras especialidades previamente agendadas estão sendo transferidas para unidades de saúde próximas. Todos os pacientes estão sendo contatados pelo SIS e devidamente comunicados sobre a mudança.
Com a criação do segundo do Centro de Combate à Gripe, as Unidades Básicas de Saúde da Ponte Grande e do Jardim Camila voltam a funcionar em seus horários normais.
O Hospital Municipal em Braz Cubas segue servindo como referência para o atendimento a casos mais graves de síndrome gripal. Além disso, a cidade tem outras unidades que funcionam 24 horas por dia, para casos de urgências e emergências, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rodeio, Oropó e Jundiapeba, o Pronto Atendimento do Jardim Universo, além do próprio Hospital Municipal.
Já para os casos mais leves, a Secretaria Municipal de Saúde lembra que eles podem ser monitorados em casa, evitando assim aglomerações.
A alta demanda no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do país. Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras.
Os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito semelhantes, o que pode motivar maior procura às unidades por conta da preocupação com um possível agravamento. A principal orientação é ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento em casos de agravamento, com atenção à febre alta.

Mogi das Cruzes registra redução de 20% nas reclamações de transporte público

Devido a período de escassez hídrica, Semae Mogi das Cruzes recomenda economia de água

Trecho da rua Ipiranga será interditado para obras de melhoria do Semae

Fundo Social abre inscrições para workshops natalinos gratuitos nesta quarta-feira (15)

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é premiado em evento estadual sobre doação de órgãos