Última pré-conferência de 2023 será realizada nesta sexta-feira na Incubadora Social em Jundiapeba
Secretaria de Assistência Social




O Conselho Municipal da Assistência Social (COMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizam nesta sexta-feira (16/06) a última das pré-conferências 2023, reuniões preparatórias e territorializadas, que visam coletar propostas a serem levadas para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Já foram feitos cinco encontros, reunindo no total 493 pessoas, nas regiões do Jardim Layr, Vila Nova União, Centro, Cezar de Souza e Vila Brasileira.
Cada pré-conferência é realizada tendo uma unidade do CRAS como referência. Nesta sexta-feira será no território de Jundiapeba, das 9h às 15h, na Incubadora Social (rua Nito Sona, 2.175 – Jundiapeba).
Podem participar das pré-conferências todas as pessoas envolvidas na política de assistência social e interessadas nas questões relativas a essa política, a exemplo gestor da Assistência Social, trabalhadores da Assistência Social, representantes de entidades de Assistência Social, usuários(as) e representantes de organizações de usuários(as), representantes de conselhos setoriais (saúde, educação, etc.) e de defesa de direitos (criança e adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficiência, mulher, etc.), representantes das Universidades, do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, do Judiciário e Ministério Público e trabalhadores de outras políticas públicas que mantenham interface com a Assistência Social.
A sugestão é para que, durante as pré-conferências, sejam formados grupos e que os mesmos elaborem propostas para envio à Conferência Municipal, em conformidade com os eixos temáticos, definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social. O objetivo é deliberar até cinco propostas municipais, três estaduais e três nacionais. Para isso, as pré-conferências trabalham com a eleição de delegados, lembrando que, durante os encontros, todos cumprem esse papel, tendo direito a voz e voto, porém, na plenária final, é preciso haver efetivamente a eleição entre os pares, respeitando o limite de 12 delegados por pré-conferência.
Os eixos temáticos a serem debatidos são: financiamento (eixo 1), controle social (eixo 2), articulação entre os segmentos (eixo 3), serviços, programas e projetos (eixo 4) e benefício de transferência de renda (eixo 5). No primeiro deles, será debatida a importância da transferência de recursos por parte dos governos estadual e federal, para custear as políticas da assistência social, que são um direito de todos que necessitam. No segundo eixo, entrarão em discussão os espaços de participação da população e dos trabalhadores e trabalhadoras, das entidades sociais e do COMAS.
No terceiro eixo, o foco é a importância da participação e do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil, em busca sempre de melhores serviços para a população e melhores condições para os trabalhadores. No quarto, o debate se dá em torno dos serviços e programas existentes no município e o quanto eles podem apoiar a população atendida, conforme a diretriz de oferta de proteção social. Já no quinto e último eixo, são discutidos benefícios como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros, o acesso da população a esses programas e, especialmente, como a garantia da segurança de renda pode apoiar e proteger famílias em situação de vulnerabilidade.
A definição dos eixos por parte do CNAS tomou por base o II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026). O Informe CNAS 3/2023, disponível no site do Conselho, contém todas as orientações temáticas e organizativas para as conferências municipais de Assistência Social de 2023. Já o informe 1 do COMAS, disponível no site da Prefeitura, elenca normas e a dinâmica a serem seguidas durante as pré-conferências municipais.
Além do debate sobre os eixos pré-definidos, a proposta das pré-conferências é possibilitar um espaço de aproximação e diálogo com a população atendida pela política de assistência social, provocando a análise dos feitos e conquistas dos últimos anos e a propositura de novas ações, o que contribui para o fortalecimento da rede local e articulação com as demais políticas públicas. Os encontros também propiciam ampla divulgação do processo da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes.
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social está marcada para o dia 7 de julho, das 9h às 17h, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer