Vacina contra a gripe está liberada para qualquer mogiano a partir de seis meses
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Imunização será realizada enquanto houver estoque


A vacina contra a gripe para qualquer cidadão acima de seis meses já está liberada nos postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família de Mogi das Cruzes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. No próximo sábado (24/5), a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar disponibilizará a dose no drive-thru que será instalado na Avenida Cívica.
Há também sete unidades com funcionamento das salas de vacinação até as 18h30 h, de segunda a sexta-feira (todos os dias úteis): Alto Ipiranga; Braz Cubas; Jundiapeba; Vila Suíssa; Santa Tereza; Jardim Camila; USF Nova Jundiapeba bairro do Mogilar.
A imunização será disponibilizada enquanto houver estoque para o público geral, prevendo a reserva das doses necessárias para atender também os mogianos que integram o público-alvo elencado pelo Ministério da Saúde.
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes, destaca a importância das pessoas mais vulneráveis, que fazem parte dos grupos prioritários, se vacinarem no menor prazo possível. “Idosos, crianças, gestantes e imunodeprimidos têm mais chances de adoecer gravemente em decorrência do vírus Influenza e a vacina pode prevenir internações e até mesmo óbitos pela doença”, explica.
A vacina oferecida na rede pública de saúde é um imunizante trivalente atualizado para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. Como o vírus muda todos os anos, a vacina tem que ser renovada anualmente. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose.
Baixa adesão - Neste ano, a campanha teve início com foco nos grupos prioritários, como idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. No entanto, a campanha teve uma baixa adesão da campanha até o momento. Desde o início da vacinação, em março, até o momento, Mogi das Cruzes aplicou 54.327 doses, o que representa 33,80% de cobertura vacinal - a meta do Governo Federal é atingir 90%).

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer