Vacinação contra a gripe será levada ao Mercado Municipal nesta sexta-feira (04/07)
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


Para ampliar o acesso à vacinação contra a gripe em Mogi das Cruzes, as doses serão aplicadas nesta sexta-feira (04/07), no Mercado Municipal, na região central da cidade. O objetivo é reforçar a importância da cobertura, principalmente dos grupos prioritários - idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. No entanto, as doses estarão disponíveis às pessoas a partir dos 6 meses de idade.
A ação acontece diante do cenário de aumento da ocorrência de problemas respiratórios típicos deste período do ano, com a queda das temperaturas registradas no inverno, que aumenta a demanda de atendimentos nas unidades de saúde.
Desta forma, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, reforça a importância da vacinação para prevenir a doença e salvar vidas, além de intensificar ainda mais as ações para ampliar a cobertura e o acesso às doses.
Além de estarem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), desde a última terça-feira (01/07) as doses também passaram a ser aplicadas nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade - Pró-Criança e Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal - em crianças que buscam atendimento nestes locais e não apresentam sintomas gripais.
A vacinação nas UBSs e unidades ESF está disponível para todos a partir de 6 meses de idade, enquanto houver estoque, pois há uma reserva técnica destinada aos grupos prioritários. O imunizante utilizado é o trivalente, atualizado para os vírus circulantes neste inverno (Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B). A proteção começa a partir de duas a três semanas após a aplicação.
“A vacina contra a gripe é segura, gratuita e salva vidas. Quando os pais deixam de vacinar seus filhos, estão expondo as crianças a riscos que poderiam ser evitados com uma simples dose. Estamos vendo as consequências disso nas internações no Hospital Municipal, onde a maioria das crianças internadas não possuem a imunização”, alerta a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
Até esta terça-feira (01/07), 107.010 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Mogi das Cruzes, o que representa uma cobertura vacinal de 49,49% entre os grupos prioritários. O índice é superior à média nacional (42,12%), à estadual (42,83%) e à regional (39,92%), mas ainda está distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
No grupo prioritário, 42% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos estão vacinadas; 37,20% das gestantes e 53,41% dos idosos a partir de 60 anos.
Para ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura vem adotando diversas estratégias, como o drive-thru na Avenida Cívica, que aplicou 2.790 doses em um único dia. Além disso, equipes de imunização estão visitando escolas da rede municipal até o último dia 26 de junho, aplicando tanto a vacina contra a gripe quanto doses de rotina para atualização da caderneta. Ainda em junho, a imunização foi levada ao Centro Municipal de Paradesporto e outros pontos da cidade.

Criação da Diária Especial de Atividade Complementar para a Guarda Municipal é aprovada

Bandas musicais escolares se apresentam neste sábado na série de concertos "Pequenos no Auditório"

Operação Carretel Seguro combate a comercialização de linhas cortantes para pipas

Prefeitura de Mogi das Cruzes busca parceria com o Governo do Estado para investimentos no Esporte

Largo do Carmo recebe poda de árvores; Serviço é ampliado para outras áreas