Programa Saúde na Escola leva prevenção e orientação a mais de 15 mil alunos em Mogi
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue investindo na promoção da saúde entre crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Neste mês de julho, o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza atividades em unidades de ensino como os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) Professor Cácio Costa Neves, no Jardim Santos Dumont I, e Jurandyr de Oliveira, no Jardim Layr; e a Escola Municipal Fujitaro Nagao, no Cocuera. Ao todo, o programa é desenvolvido em 25 escolas públicas, atendendo 15.222 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas regiões acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF), e contará com uma série de ações no próximo mês.
Mogi amplia o alcance e a qualidade das ações, que seguem diretrizes do Ministério da Saúde e são planejadas de forma colaborativa por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM), composto por representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação. A gestão das atividades é feita de forma compartilhada, com ações como oficinas, encontros de planejamento e monitoramento conjunto dos resultados, a partir do alinhamento de estratégias e construção de um plano de ação integrado.
Política pública nacional instituída em 2007 e voltada para a formação integral dos estudantes, a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade escolar, o Programa Saúde na Escola tem como principal objetivo fortalecer a prevenção de doenças, promover a saúde e ampliar o vínculo entre as redes públicas de saúde e de educação.
Desta forma, as atividades abordam temas fundamentais para o bem-estar dos estudantes, como prevenção da violência e de acidentes, combate à obesidade e à Covid-19, saúde bucal e ambiental, alimentação saudável, antropometria (pesagem e medição), verificação da situação vacinal, entre outros. O trabalho fica a cargo de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de farmácia, agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde bucal, para garantir atendimento completo e humanizado.
“O Programa Saúde na Escola é uma forma concreta de integrar saúde e educação para promover o desenvolvimento pleno dos estudantes, levando prevenção e promoção da saúde, em uma rede de cuidado, acompanhamento e proteção”, destaca a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi
Entre os temas prioritários trabalhados ao longo do ano estão prevenção a arboviroses (como dengue e chikungunya); atividade física e de lazer; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; direitos humanos, cidadania e cultura de paz; identificação de doenças como hanseníase; saúde bucal, auditiva e ocular; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; e segurança alimentar e nutricional.
“A saúde começa com informação, acolhimento e prevenção. Quando trabalhamos isso no ambiente escolar, estamos cuidando do presente e investindo no futuro das nossas crianças e adolescentes”, afirma Leticia Casarolli, educadora e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.
Para abranger também alunos dos ensinos Fundamental II e Médio de Mogi, além das escolas e creches municipais, incluindo as subvencionadas, a ação também acontece nas escolas estaduais EE Profª Adelaide Maria de Barros, Profª Vânia Aparecida Cassará e Euryclides de Jesus Zerbini.
Mais informações sobre o Programa Saúde na Escola podem ser obtidas nas próprias unidades de ensino.

Semae Mogi das Cruzes leva educação ambiental a moradores do Jardim Santos Dumont

Mogi das Cruzes é contemplada em quatro projetos do Novo PAC voltados à área da saúde

Programa Saúde na Escola leva prevenção e orientação a mais de 15 mil alunos em Mogi

Ecopontos de Cezar de Souza e do Parque Olímpico passam a receber gesso e drywall

Mogi celebra Mês da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha com atrações no Cemforpe