Seminário abordará desafios para criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal receberá nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, o Seminário sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural no Alto Tietê. O evento acontecerá das 16h às 19h, na sede da secretaria (rua Braz Cubas, 470 – Centro) e abordará os benefícios, os desafios e todo o passo a passo legal e técnico necessário para a implementação de reservas do tipo. As inscrições são gratuitas (clique aqui para se inscrever).
“Este seminário reunirá especialistas e será uma ótima oportunidade para que as pessoas interessadas no assunto recebam informações e tirem todas as dúvidas sobre o processo de criação e manutenção dessas reservas. Estamos promovendo vários eventos que debatem a importância da preservação, seguindo uma diretriz da prefeita Mara Bertaiolli, para quem a preservação ambiental e o crescimento sustentável são prioridades”, afirma a secretária Patricia Cesare.
O evento é realizado pela organização não-governamental TNC - The Nature Conservancy, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, SOS Mata Atlântica, Governo do Estado, Fundação Florestal, Associação dos Moradores e Amigos da Mata Atlântica (AMAMA) e da RPPN Sítio Caete, de Nazaré Paulista.
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são unidades de conservação particulares, criadas por iniciativa de um proprietário rural, pessoa física ou jurídica, para proteger a biodiversidade de forma voluntária e permanente. As RPPNs integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), garantindo benefícios como isenção de impostos e apoio do poder público para a proteção do local, além de permitir visitação com fins turísticos, recreativos ou educacionais, desde que previsto no plano de manejo da reserva.
O Estado de São Paulo possui o Programa Estadual de Apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Paulistas, cujo objetivo é estimular a criação e implementação de unidades do tipo no Estado de São Paulo mediante ações de apoio e incentivo aos proprietários. O Programa RPPNs Paulistas é coordenado pela Fundação Florestal. Atualmente, existem 99 RPPNs instituídas no território paulista, abrangendo uma área de 21,8 mil hectares.
No dia 25 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou o evento “Mogi, Cidade e Floresta”, que proporcionou em sua programação a palestra "A RPPN e o Programa RPPNs Paulistas da Fundação Florestal", tendo como mediador Oswaldo José Bruno, da Fundação Florestal do Estado de São Paulo.
“Foi uma palestra que proporcionou informações e conhecimentos valiosos sobre as RPPNs paulistas, o tema está no Plano de Governo da Prefeita Mara Bertaiolli e agora teremos um seminário inteiro a respeito deste assunto”, completa o diretor de Sustentabilidade, Ricardo Moscatelli.

Rodada da Copa Mogi de Futebol Amador define primeiros classificados para as oitavas de final

Prefeitura alerta para riscos da realização de eventos esportivos sem autorização

Guarda Municipal localiza e apreende carro clonado na Vila Paulista

Desassoreamento do Córrego Ribeirão Ipiranga gera mais de 150 viagens de caminhão com sedimentos

Profissionais da rede municipal de ensino participam de aula de yoga em comemoração ao Mês da Educação