Saúde promove palestra sobre saúde mental e valorização da vida

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

18 de setembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, com apoio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (RH), promoverá a palestra “Setembro Amarelo: Cuidando do servidor todos os dias”, no próximo dia 23, às 9 horas, no Theatro Vasques. A atividade, voltada aos servidores e trabalhadores das diversas secretarias e autarquias do município, será ministrada pela terapeuta integrativa Inaiá Ayaníu.

A iniciativa faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção ao suicídio, que se estende durante todo o mês e reúne palestras, rodas de conversa, debates, encontros, dinâmicas e distribuição de panfletos, com foco na conscientização sobre a importância da informação, do acolhimento e do cuidado.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca que a ação reforça o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental de servidores e da população, destacando a importância de informação, acolhimento e prevenção como instrumentos de cuidado coletivo. “Cuidar da saúde do trabalhador não é apenas uma prioridade, é investimento na qualidade do atendimento à população. Aqueles que diariamente cuidam da cidade também merecem atenção e cuidado”, aponta.

Durante todo o mês, as atividades acontecem simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Mãe Mogiana, com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e distribuição de panfletos informativos.

O Pronto Atendimento do Jardim Universo realiza o debate “Reflexões sobre Saúde Mental e Prevenção”, espaço de escuta e acolhimento. No Pró-Criança, no Mogilar, uma campanha de conscientização é desenvolvida durante todo o mês, marcada pela entrega de cartões personalizados com laços amarelos aos colaboradores e montagem de painel com informações e frases de reflexão sobre o tema. 

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó conta com ações de sensibilização, cuidados e práticas integrativas para os colaboradores da unidade, além de orientação e acolhimento aos pacientes.

Outras ações programadas incluem ação de prevenção no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), no dia 25, e o Pic Nic Valorização da Vida, no dia 26, no Parque Airton Nogueira, no Rodeio.