Hospital Municipal de Mogi das Cruzes integra projeto nacional para reduzir infecções em UTIs
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Unidade de saúde foi selecionada para participar de iniciativa do SUS que visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde até 2026


O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi selecionado para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala do Brasil”, com objetivo de diminuir pela metade as infecções relacionadas à assistência à saúde até 2026. A equipe da unidade da rede de saúde, gerenciada pela Fundação do ABC, participou, nos dias 26 e 27 de junho, da 1ª Sessão de Aprendizagem Presencial da iniciativa “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
O novo ciclo de aprimoramento, com foco na segurança do paciente e na qualificação dos serviços hospitalares, visa implementar ações para reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e busca minimizar os custos envolvidos no processo de hospitalização dos pacientes. “A escolha do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes para integrar esse projeto nacional é um reconhecimento do trabalho sério e comprometido que estamos fazendo na área da saúde em Mogi. Nosso objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais seguro, humano e de qualidade para toda a população”, destaca a prefeita Mara Bertaiolli.
O projeto “Saúde em Nossas Mãos”, resultado da parceria do Ministério da Saúde com seis instituições de excelência - Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa, tem apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement, organização internacional referência em práticas de segurança do paciente.
As Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS) representam um dos principais desafios enfrentados pelos hospitais brasileiros. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos danos registrados nas unidades hospitalares do país são evitáveis, o que reforça a importância da adesão do Hospital Municipal à iniciativa.
Além de reduzir infecções hospitalares, a iniciativa busca otimizar recursos e minimizar os custos com hospitalizações, promovendo uma gestão mais eficiente e responsável. “Cuidar das pessoas com qualidade exige planejamento, capacitação constante e decisões técnicas bem fundamentadas. Esse projeto soma forças ao nosso trabalho diário por uma saúde pública mais resolutiva e humanizada”, afirmou o vice-prefeito Téo Cusatis.
A participação do Hospital Municipal no projeto representa mais um passo importante no fortalecimento das ações voltadas à segurança do paciente e à qualificação do atendimento prestado pela rede municipal de saúde de Mogi das Cruzes. O evento proporcionou um ambiente rico para a troca de experiências entre diferentes instituições de saúde, além de possibilitar o compartilhamento de boas práticas que contribuem diretamente para a melhoria contínua da assistência. “Nossa prioridade é cuidar das pessoas com excelência. Iniciativas como essa mostram que estamos avançando com responsabilidade e compromisso, já que investir na prevenção de infecções melhora a experiência dos pacientes nas nossas unidades”, concluiu a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
Participaram da atividade a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Giovanna Martins, a coordenadora de Enfermagem Samantha Cruz e o analista contábil Rangel da Costa Flor.

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes integra projeto nacional para reduzir infecções em UTIs

Prefeitura de Mogi acelera cirurgia de catarata e reduz fila de espera

Guarda Civil Municipal localiza veículo roubado e prende dois suspeitos em Jundiapeba

Secretaria de Agricultura amplia ações para incentivar o cultivo e consumo de hortaliças entre os mogianos