Conselho Municipal do Desporto faz primeira reunião e discute orçamento do programa Bolsa Atleta
Secretaria de Esportes e Lazer
Para 2026, será destinado o valor de R$ 1,8 milhão, que será distribuído para as 34 modalidades apoiadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, abrangendo 250 atletas e membros de comissões técnicas


O Conselho Municipal do Desporto (CMD) realizou, na tarde desta quarta-feira (04/02), a primeira reunião do ano, com os membros que formarão a gestão 2026/2028. Durante o encontro, foi deliberado o orçamento deste ano do programa Bolsa Atleta, de apoio para aos esportistas e equipes que representam a cidade.
Para a temporada 2026, será destinado o valor de R$ 1,8 milhão, que será distribuído para as 34 modalidades apoiadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, abrangendo 250 atletas e membros de comissões técnicas. Após a aprovação pelo CMD, o orçamento passará pelos trâmites burocráticos na estrutura da Prefeitura de Mogi das Cruzes e a expectativa é que os beneficiados comecem a receber o valor no mês de março, em dez parcelas até o final do ano.
O programa beneficia atletas e membros de comissões técnicas que representam Mogi das Cruzes em competições oficiais. Como contrapartida, eles também atuam na formação de atletas e no desenvolvimento de projetos esportivos voltados à população, como as aulas de iniciação esportiva realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em espaços públicos municipais.
“O programa Bolsa Atleta é um mecanismo importante para o desenvolvimento do esporte no município, já que garante o apoio aos atletas de nossa cidade, ao mesmo tempo em que propicia o atendimento de qualidade à nossa população nos projetos esportivos”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib.
O secretário destacou ainda que, durante a primeira reunião do CMD, também foi feita uma explanação aos conselheiros sobre a nova Lei de Incentivo ao Desporto (Lide). O órgão tem papel de aprovação, orientação e fiscalização dos projetos esportivos apresentados para captação de recursos.
A nova Lide foi apresentada nesta segunda-feira (02/02), durante evento com a paticipação da prefeita Mara Bertaiolli, que assinou o decreto de regulamentação da lei. Os interessados em fazer a captação de recursos por meio da Lide já podem apresentar os projetos, na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O recebimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o prazo para as inscrições termina em 16 de março.
Para facilitar o acesso das pessoas e entidades que desenvolvem projetos, um guia foi elaborado com o histórico da legislação e o passo a passo para a apresentação do projeto e captação dos recursos. (Clique aqui e veja o passo a passo)
A Lide é uma legislação que permite que empresas e pessoas físicas destinem parte dos valores devidos em impostos municipais para a realização de projetos esportivos, que beneficiam a comunidade. No ano passado, a Prefeitura reformulou a legislação, para deixá-la mais acessível, democrática e transparente. As mudanças foram aprovadas pela Câmara Municipal no final do ano passado.
Conselho Municipal de Desporto
Os membros do CMD para a gestão 2026-2028 também tomaram posse nesta segunda-feira (02/02).O Conselho Municipal do Desporto é composto por 16 membros titulares e 16 suplentes, sendo que o número de conselheiros é dividido igualmente entre representantes da administração municipal e da sociedade civil.
O conselho é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das atividades desportivas desenvolvidas na cidade. O colegiado também gerencia o Fundo Municipal do Esporte e também delibera sobre projetos da Lei de Incentivo ao Desporto (LIDE).
Conselho Municipal do Desporto faz primeira reunião e discute orçamento do programa Bolsa Atleta
Mutirão de Empregos bate recorde de candidatos e mais de 200 pessoas são empregadas em um dia
Prefeita Mara Bertaiolli apresenta novos kits de uniforme aos gestores da rede municipal de ensino
Prefeitura de Mogi das Cruzes está com inscrições abertas para Oficinas Culturais 2026
Comitiva mogiana conhece tecnologias de gerenciamento de resíduos sólidos para produção de bloquetes e geração de energia