Prefeitura certifica profissionais da Saúde em Formação em Auriculoterapia nesta quarta-feira (17/12)
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Ao todo, 21 profissionais da Rede Municipal de Saúde fizeram a formação, incluindo servidores que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos equipamentos da Saúde Mental

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, realizou nesta quarta-feira (17/12) a entrega dos certificados do 2º Curso de Formação em Auriculoterapia, no auditório da Escola de Governo Municipal, no Nova Mogilar.
A formação integra o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS - Saúde Integrativa), instituído pela Lei nº 8.082/24, e faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
A auriculoterapia é uma das práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde como estratégia complementar de promoção, prevenção e cuidado em saúde.
Segundo a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualificação permanente da rede. “Investir na formação dos nossos profissionais é investir diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população. As práticas integrativas ampliam as possibilidades terapêuticas, fortalecem o cuidado humanizado e contribuem para uma saúde mais integral e resolutiva no município”, destacou.
O 2º Curso de Formação em Auriculoterapia ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2025, com encontros presenciais na Escola de Governo. Todos os profissionais inscritos participaram integralmente das aulas presenciais previstas para a conclusão da formação.
Ao todo, 21 profissionais da Rede Municipal de Saúde fizeram a formação, incluindo servidores que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos equipamentos da Saúde Mental. O grupo é composto por 12 técnicos de enfermagem, três enfermeiros, dois psicólogos e dois dentistas, vinculados à rede municipal e à organização social Cejam.
Com carga horária total de 80 horas, o curso foi desenvolvido pelo Departamento de Rede Básica da Secretaria e ministrado pelos servidores Adriano Granado e Marina Consolaro. A formação foi dividida entre 50 horas teóricas e 30 horas práticas, além de atividades complementares extraclasse, garantindo ampla vivência supervisionada aos participantes.
A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar forneceu a todos os formandos os materiais necessários para o aprendizado e para a aplicação da auriculoterapia nas unidades de saúde, como placas de sementes, pinças, apalpadores auriculares e mapas de localização dos pontos terapêuticos.
Um dos diferenciais da formação realizada em Mogi das Cruzes é o formato presencial, com extensa carga prática supervisionada, além da habilitação de técnicos de enfermagem (nível médio). O curso utilizou material didático desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), adaptado às necessidades do programa municipal, ampliando o acesso à qualificação profissional, já que formações nacionais a distância ofereciam carga prática reduzida e eram voltadas apenas a profissionais de nível superior.
A primeira formação em auriculoterapia no município ocorreu entre o final de 2024 e o início de 2025. Para 2026, o PMPICS – Saúde Integrativa prevê a realização de novas capacitações em outras práticas integrativas, com o objetivo de ampliar a oferta de ações de promoção da saúde e cuidado integral à população mogiana.
Vice-prefeito e secretários de Mobilidade fazem nova reunião com moradores do Nova Mogilar sobre trânsito
Semae Mogi das Cruzes disponibiliza 2ª via de conta simplificada, de forma online na Agência Virtual
CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas inaugura novo parquinho para 650 alunos
Treinamento orienta técnicos sobre o uso do penetrógrafo, utilizado na avaliação fitossanitária de árvores
Smart Mogi identifica procurado por roubo e GCM faz prisão