Operação do Departamento de Fiscalização combate desrespeito à Lei do Silêncio e à Lei Seca
Secretaria de Segurança

O Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança realizou na noite desta quinta-feira (06/02) uma operação em bares e adegas de Mogi das Cruzes. O trabalho teve apoio da Guarda Civil Municipal e interditou um estabelecimento no distrito de Jundiapeba, além de autuar e notificar outros três na região central da cidade.
A operação faz parte do trabalho da administração municipal para evitar o desrespeito à Lei do Silêncio e à Lei Seca e verificação do cumprimento às legislações municipais. As ações acontecem rotineiramente e são intensificadas nos finais de semana, quando a movimentação de pessoas aumenta.
Um estabelecimento foi interditado na rua Professora Lucinda Bastos, no distrito de Jundiapeba, por causa de irregularidades identificadas durante a fiscalização. Já na região central, foram emitidas duas autuações por desrespeito à Lei do Silêncio, uma autuação por uso de mesas e cadeiras em espaço público sem autorização, duas notificações por Lei Seca e uma notificação ligada à Lei do Silêncio.
“Desde o início do ano, foi estabelecido um diálogo para que os estabelecimentos pudessem se adequar à legislação municipal e, com isso, garantir o bem-estar da população. No entanto, também é necessário que a fiscalização seja feita, seja por meio de denúncias ou de operações, como a desta quinta-feira (06/02)", afirmou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
O trabalho de fiscalização sobre desrespeito à Lei do Silêncio é realizado dentro das atribuições do Departamento de Fiscalização de Posturas, com apoio da Guarda Civil Municipal, sempre que necessário. As ações são desenvolvidas mediante denúncias recebidas pela Prefeitura e dentro dos trabalhos rotineiros das equipes de fiscalização.
Após o recebimento da reclamação, uma equipe de fiscais é encaminhada ao local. O tempo de atendimento varia de acordo com fatores como o volume de reclamações recebidas. Ao chegar ao local, os fiscais fazem a medição do barulho com a utilização de aparelho específico, chamado decibelímetro. Constatada a irregularidade, o responsável é autuado.
A população pode fazer denúncias sobre desrespeito à Lei do Silêncio ou ocorrências de pancadão pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.
Formação do programa "Mogi pela Educação" encerra ciclo de estudos deste ano com gestores de escolas municipais
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira