Formação do programa "Mogi pela Educação" encerra ciclo de estudos deste ano com gestores de escolas municipais

Secretaria de Educação

Último encontro de 2025 reúne gestores para análise de dados, planejamento pedagógico e fortalecimento das práticas educacionais

15 de dezembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped) e da Supervisão de Ensino, encerrou nesta quinta-feira (11/12) o calendário de formações do programa "Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação". O último encontro, realizado no Cemforpe, reuniu cerca de 120 diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais que contam com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi consolidar o trabalho desenvolvido ao longo do ano, com foco na análise dos dados de aprendizagem e na revisão dos planos de ação das unidades.

"Encerramos mais uma etapa do programa com a certeza de que o trabalho coletivo faz diferença na sala de aula. Estamos fortalecendo a aprendizagem, o planejamento e a atuação pedagógica das nossas equipes. A educação avança quando todos os profissionais caminham juntos, com propósito e compromisso com nossos estudantes", disse a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho. O encontro teve a presença da secretária adjunta de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, além de supervisores de ensino e técnicos pedagógicos do Deped.

Durante o ano, o programa promoveu uma série de iniciativas, como reflexões sobre os dados da rede municipal e de cada escola; o projeto De Olho no SAEB, voltado à recomposição das aprendizagens, estudos sobre desigualdades educacionais e socioeconômicas por meio do projeto VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), além de encontros formativos que orientaram a elaboração e a revisão de planos de ação. 

O encontro desta quinta-feira marcou o fechamento desse ciclo, dedicado especialmente às escolas municipais com turmas de 5º ano. A programação também contou com uma apresentação conduzida pelo percussionista e mestre das tradições da África Ocidental, Saliou Seck. Descendente de uma linhagem tradicional de griôs do Senegal, Seck dedica sua trajetória à transmissão cultural do legado dos povos de sua região. Desde 2023, vive em Mogi das Cruzes, fortalecendo vínculos culturais entre Brasil e Senegal.

Também se apresentaram formandos da segunda edição do projeto Resgatando Raízes, realizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O espetáculo é resultado de três meses de aprendizagem, convivência e criação coletiva, reunindo ritmos, histórias e expressões culturais africanas.

Para o diretor do Deped, Mitch Almeida, o encerramento reafirma a importância da análise dos dados no planejamento das escolas. "Todo o trabalho desenvolvido neste ano reforça a necessidade de olhar para os dados de maneira sensível, estratégica e pedagógica. Nossos gestores demonstraram empenho e profundidade nas análises, o que reflete diretamente na qualidade das ações propostas para o atendimento dos nossos estudantes", afirmou.