Reuniões preparatórias para a 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ começam neste sábado
Secretaria de Assistência Social
Serão três pré-conferências ao longo de novembro e a conferência em si ocorrerá no dia 7 de dezembro
A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover neste sábado (09/11) o primeiro encontro preparatório para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Serão, ao todo, três pré-conferências, que culminarão com a realização da conferência em si, no dia 7 de dezembro. Esta primeira reunião será das 13h30 às 18h, no Galpão Arthur Netto.
As conferências são espaços de participação social na formulação, monitoramento e avaliação de políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, por intermédio do diálogo entre o poder público, sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas na agenda. As pré-conferências são reuniões preparatórias, ao longo das quais os participantes formulam propostas municipais, estaduais e nacionais sobre o tema.
Em âmbito nacional, já foram realizadas três conferências sobre os direitos das pessoas LGBTQIA+ e a quarta edição será em outubro de 2025. Até lá, os municípios têm prazo para realizarem suas próprias conferências e também precisam ser feitas as conferências estaduais e distritais. Essas etapas preparatórias representam importantes marcos históricos na participação e no controle social da população LGBTQIA+.
Outro avanço foi a criação do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em 6 de abril de 2023. O fato traduziu a retomada da democracia participativa LGBTQIA+, ao se estabelecer como um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, que tem por finalidade colaborar na formulação e no estabelecimento de ações, de diretrizes e de medidas governamentais referentes às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexos, assexuais e outras.
A 1ª conferência municipal terá como tema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+". Para isso, serão votadas as propostas municipais, estaduais e nacionais formuladas nas três pré-conferências que ocorrerão em novembro. As próximas pré-conferências serão no dia 23 de novembro, na Incubadora Social de Jundiapeba e no dia 30 de novembro, no Crescer da Vila Brasileira.
O diálogo se dará em torno de quatro eixos temáticos, que são: enfrentamento à violência LGBTQIA+, trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+, interseccionalidade e internacionalização e, por fim, institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Na conferência, serão eleitas as propostas formuladas durante as pré-conferências nestes quatro eixos. Serão eleitas também delegadas para representar o município de Mogi das Cruzes na Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de São Paulo, prevista para agosto de 2025.
Os interessados em participar da 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ podem se inscrever por meio de formulário online.
O Galpão Arthur Netto, onde será a primeira pré-conferência deste sábado, fica na rua Rui Barbosa, 248, no Centro. Já a Conferência, no dia 7 de dezembro, será no Auditório Manoel Bezerra de Melo, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), das 8h às 16h.
Mogi das Cruzes inaugurará nova pista de skate no Parque Botyra no próximo dia 7
Avenida Cívica recebe grande evento natalino a partir desta quinta-feira
Departamento Pedagógico divulga resultado da votação popular para escolha dos nomes da Turma do Itapeti
Mogi das Cruzes segue na liderança da geração de emprego no Alto Tietê, com 5.662 novas vagas em 2024
Versão inédita do clássico balé “O Quebra-Nozes” será atração de Natal de Mogi das Cruzes