Medidas para setor de hospedagem são discutidas com representantes de estabelecimentos
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Capacitação de candidatos a vagas no setor, manutenção de cadastro atualizado e nova Ficha Nacional de Registro de Hospedagem foram temas discutidos


As medidas, ações e parcerias para o fortalecimento do setor hoteleiro e de hospedagem de Mogi das Cruzes foram discutidas nesta quinta-feira (12/02) em uma reunião realizada no prédio II da Prefeitura, entre técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e representantes de hotéis e pousadas da cidade. O encontro marca o início do trabalho voltado ao setor em 2026.
“Esta aproximação com os estabelecimentos do setor de hospedagem é importante para que possamos conhecer as demandas dos profissionais, formar parcerias e trabalhar em conjunto para o crescimento do turismo em Mogi das Cruzes”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai.
A capacitação profissional para os candidatos a vagas no setor foi um dos temas discutidos durante a reunião. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está viabilizando a realização de cursos voltados à hospedagem, com a participação de entidades parceiras.
“Também foi detalhado o sistema do Emprega Mogi, que é um importante aliado para a captação de talentos e de candidatos às vagas abertas nos hotéis e pousadas. Além disso, é possível realizar ações conjuntas que beneficiarão tanto o ecossistema turístico da cidade quanto quem estão buscando uma recolocação”, destacou Sadao Sakai.
Representantes de seis estabelecimentos participaram da reunião, que também contou com a presença dos diretores de Turismo, Luiz Martins, e de Indústria e Comércio, Luiz Pinheiro.
Os técnicos da administração municipal também alertaram os participantes sobre a necessidade de manter ativo o cadastro do estabelecimento junto à Prefeitura, Governo do Estado e Ministério do Turismo. Outro ponto importante levado aos profissionais foi a Ficha Nacional de Registro de Hospedagem (FNRH), instituída por uma portaria do Ministério do Turismo em novembro de 2025.
“Os estabelecimentos devem estar atentos porque, a partir do dia 19, todos terão a obrigação de fazer o cadastramento digital dos hóspedes, não vai ser mais possível o preenchimento daquela ficha no balcão à mão. Será necessário o hópede fazer o registro digital pelo celular, em um equipamento no local ou remotamente, antes de chegar à hospedagem”, explicou o diretor de Turismo, Luiz Martins.
Medidas para setor de hospedagem são discutidas com representantes de estabelecimentos
Mara Bertaiolli participa de comemoração de 14 anos da Unica Jundiapeba, em clima de Carnaval
Seu Amigo Pet atenderá o Jardim Layr e inscrições para castração devem ser feitas dia 24 de fevereiro
Prefeita Mara Bertaiolli entrega kits de material de escolar em escola municipal na Chácara Guanabara
Capacitação e empregabilidade para comércio e serviços serão ampliadas com parceria com entidades