Novo ecoponto oferece local adequado para destinação de recicláveis a moradores de Cezar de Souza
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal








A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou na segunda-feira (16/12) o quarto ecoponto do município, em Cezar de Souza. O investimento foi de R$ 772.028,99 e o ecoponto possui um projeto moderno para a entrega de materiais, facilitando o trabalho dos cidadãos e dos funcionários. Os ecopontos do Jardim Armênia e Parque Olímpico foram reformados nesta gestão e também passaram a oferecer essa configuração mais atual. O ecoponto de Jundiapeba já foi construído com esta disposição.
“Em 2023, eu me comprometi com a população a utilizar este espaço da Prefeitura para fazer um novo ecoponto. Ele está entregue, concluímos antes de acabar o mandato e ainda reformamos, nos últimos anos, outros dois ecopontos da cidade. Está tudo funcionando perfeitamente. Missão dada, missão cumprida”, disse o prefeito Caio Cunha, que esteve no novo ecoponto ao lado da secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes, e vistoriou todo o espaço.
A secretária destacou que o novo equipamento significa um grande avanço para a gestão de materiais recicláveis em Mogi das Cruzes e reforçou a natureza dos ecopontos: “É muito importante frisar que os ecopontos são pontos de entrega voluntária de materiais para o pequeno gerador, para o cidadão. Espero que toda a região de Cezar de Souza utilize este local a partir de agora para a destinação de seus recicláveis”, afirmou.
O novo ecoponto funciona na avenida Ricieri José Marcatto, esquina com a rua Capitão Arcílio Rizzi, proporcionando fácil acesso aos moradores do distrito de Cezar de Souza. Possui 4,7 mil metros quadrados e um projeto arquitetônico que facilita a utilização pelos cidadãos e funcionários, com rampas para veículos e caçambas específicas e identificadas para materiais como madeira, papelão e entulho, entre outros.
Todos os ecopontos de Mogi das Cruzes agora funcionam de sexta a quarta-feira, das 8h às 18h, fechando às quintas-feiras para limpeza interna. Recebem recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro, metal, óleo de cozinha), eletroeletrônicos e eletrodomésticos, madeira, móveis desmontados (sofás, colchões, armários), pneus (até 4 unidades por pessoa/mês), resíduos de poda e jardinagem (até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês) e resíduos de construção civil e demolição (até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês). As unidades complementam dois outros trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, que são a coleta do material reciclável e as operações Cata-Tranqueira.
A Secretaria de Meio Ambiente reforça que os ecopontos são destinados a pessoas físicas, com pequena geração de materiais, e por isso não recebem resíduos de empresas. As unidades também não recebem lixo comum domiciliar, que deve ser descartado segundo a programação de coleta.

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer