World Creativity Day, que vai arrecadar alimentos para o Fundo Social, terá início nesta quinta-feira
Fundo Social


Nesta quinta-feira (20/04), o Centro Universitário Braz Cubas, sob curadoria e gestão do Instituto Léa Campos e em parceria com o Fundo Social de Mogi das Cruzes, dará início à edição 2023 do World Creativity Day. Tido como o maior festival colaborativo de criatividade e inovação do mundo, serão três dias de atividades gratuitas, que vão contribuir para causas sociais da cidade, a partir da arrecadação de alimentos não perecíveis.
O pedido é para que todos os participantes façam a doação de alimentos, que serão destinados ao Fundo Social de Mogi A partir disso, toda a arrecadação será distribuída entre as mais de 400 instituições sociais, associações e lideranças de bairro cadastradas, que desenvolvem reconhecido trabalho social na cidade, atendendo diretamente comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade.
As inscrições para os interessados seguem abertas até esta quarta-feira e devem ser feitas por meio do site do evento. Esta é a segunda vez que Mogi das Cruzes recebe o festival e, neste ano, o município será o único do Alto Tietê a promovê-lo. As atividades são gratuitas, presenciais e remotas e buscam acelerar o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade, sob o tema “A Era dos Criadores de Impacto”.
O tema do evento foi concebido tendo como base o crescimento acima da média ao longo dos últimos anos da economia de criadores, fenômeno este que vem transformando radicalmente o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços em todo o mundo. Por isso, os organizadores consideram como fundamental ampliar o conhecimento de todos sobre a evolução deste ecossistema e seus impactos no desenvolvimento econômico, social e cultural sustentáveis.
A programação do Festival será dividida entre atividades presenciais e remotas ao longo dos três dias. No dia 20 de abril, a abertura será marcada com um grande evento presencial no Centro Universitário Braz Cubas. Será uma noite de palestras, workshop, atividades de educação, literatura, culturais e artísticas, como dança e graffiti, por exemplo. As apresentações acontecerão em diversos pontos da Braz Cubas, das 18h30 às 21h30.
As demais atividades se darão de forma online no formato de painéis de debate entre os dias 21 e 22 de abril, pela plataforma do Dia Mundial da Criatividade. Os temas abordados serão terceiro setor, tecnologia, humanização, cultura, comunicação, ecossistema de inovação, influenciadores e a criação de conteúdos relevantes.
O World Creativity Day envolve mais de 60 profissionais entre inspiradores, apoiadores, voluntários e embaixador. O objetivo é ampliar o debate entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, sobre as ferramentas e aplicativos digitais; a criatividade e inovação em todas as áreas de atuação.
"O Dia Mundial da Criatividade tem como propósito conscientizar o mundo sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas. Juntos, promoveremos o desenvolvimento humano e profissional de milhares de pessoas através da Revolução Criativa", afirma Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e diretor executivo da World Creativity Organization.
Em Mogi das Cruzes, a realização do Dia Mundial da Criatividade está sob a curadoria e gestão do Instituto Léa Campos, tendo como líder local a diretora Bianca Ortiz, que tem como responsabilidade ser porta-voz do maior festival colaborativo de criatividade do mundo na cidade, ajudando a organizar diversas atividades de interesse da população.
A programação completa pode ser conferida abaixo ou então no site do evento. Mais informações pelo WhatsApp do Instituto (11) 4739-7774.
Veja a programação completa
20 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA - Evento de abertura no Centro Universitário Braz Cubas das 18h30 às 21h30
Auditório Mauricio de Sousa
18h30 – Abertura do evento com Marilei Schiavi
19h – Palestra “A importância da comunicação” - Inspirador Glauco Rocha
20h30 – Palestra “Compartilha: Pautas locais que impactam na TV e na Internet” - Inspirador Filipe Almeida
18h30 às 21h30 – Exposição “Memória afetiva com A Mansão Addams e A Vila do Chaves” - Inspirador Anderson Bernardelli
Biblioteca Professor Mauricio Chermann
18h30 às 21h30 – Ecobriquedoteca – Oficina “As surpresas do Tangolomango” - Inspiradora Suely Pereira
19h às 21h – Oficina Literária “Metamorfose poética: faça seu primeiro poema” - Inspirador Nathan Gimenez
20h – Apresentação de Dança “Celebrate” - Inspiradora Marcela Campos
Área externa - Parede do mastro entrada principal
18h30 às 21h30 - Mural de Graffiti ao vivo “Diversidade Cultural” - Inspirador Bozer Cruz
21 DE ABRIL – SEXTA-FEIRA
Atividades Online
10h – Painel de Debate “Gestão Pública e Youtube como difusores da criatividade” - Inspiradores: Rose Meusburger e Italo Leal - Mediação: Cristina Requena
11h – Painel de Debate “Mobilizar para impactar” - Inspiradores: Juliana Bertin, Rodrigo Morales, Renato Pereira e Rodrigo de Souza - Mediação: Cristina Requena
22 DE ABRIL – SÁBADO
Atividade Online
Encerramento das atividades WCD 2023
10h – Painel de Debate “Influenciar gerando conteúdo inovador” - Inspiradores: Rodrigo Garzi, Rafael Cebola, Alessa Previdelli - Mediação: Felipe Palmeira

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05