Estradas da região do Itapeti receberão melhorias em parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada

Gabinete

Obras para melhoria serão realizadas na estrada do Itapeti das Furnas e na estrada Joel Hermenegildo Barbieri

20 de fevereiro de 2024

A estrada do Itapeti das Furnas e a estrada Joel Hermenegildo Barbieri receberão obras de melhoria, em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a iniciativa privada, como mitigação a investimentos feitos na cidade. A assinatura da autorização foi feita nesta segunda-feira (19/02) pelo prefeito Caio Cunha e representantes da empresa Embu, responsável pelos trabalhos.

As intervenções preveem o alteamento da estrada do Itapeti das Furnas, a partir da sua confluência com a estrada Joel Hermenegildo Barbieri. A obra evitará o acúmulo de águas de chuvas na via, combatendo alagamentos no local e facilitando a circulação de veículos de moradores e das empresas instaladas na região.

“A administração vem buscando soluções para levar benefícios para a população, com ações eficientes e de economia para os cofres públicos. As parcerias com a iniciativa privada, por meio da mitigação de impacto de investimentos, é uma medida que já mostrou sucesso em Mogi das Cruzes e que também será adotada na região do Itapeti, com estas intervenções da empresa Embu”, destacou o prefeito Caio Cunha.

Serão instaladas ainda novas lixeiras ao longo da estrada Joel Hermenegildo Barbieri, facilitando a utilização pela população e a coleta pela empresa responsável. Com isso, o descarte irregular também será evitado.

A estrada Joel Hermenegildo Barbieri também receberá iluminação pública, com a doação, pela empresa, de 59 luminárias para a instalação em postes existentes na via. A estrada também receberá sinalização horizontal e vertical, um pleito recorrente para o local.

As obras deverão ser concluídas até o final do primeiro semestre deste ano e terão investimento de cerca de R$ 600 mil, sem a utilização de recursos públicos.

A região do Itapeti e do Taboão já recebeu melhorias recentemente, com a recuperação da estrada do Taboão, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. A via passou por recuperação funcional de 20 quilômetros, entre o encontro com a rodovia Mogi-Dutra e o município de Santa Isabel. Os serviços compreenderam recapeamento da estrada, reparos na estrutura, restauração do sistema de drenagem e melhorias na sinalização. O investimento nas obras foi de R$ 16.742.503,87.