Mara Bertaiolli e Téo Cusatis anunciam renovação do plano de saúde dos servidores sem reajuste
Gabinete




A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis anunciaram nesta segunda-feira (28/4), durante reunião de trabalho com servidores públicos municipais, realizada no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que o plano de saúde HapVida Notredame, que atende o funcionalismo público, não terá reajuste por 12 meses – ou seja, até julho de 2026. Somando todos os servidores ativos, aposentados e familiares atendidos da Prefeitura, Semae e Iprem, são 14.816 vidas beneficiadas com a decisão, tomada após negociação conduzida com a empresa pelo Comitê Gestor de Crise Financeira.
“Quando assumimos a Prefeitura, sabíamos das dificuldades financeiras existentes e o Comitê Gestor foi fundamental nos 100 primeiros dias de governo, quando mais de 100 contratos foram revistos e renegociados, gerando uma economia de R$ 48,95 milhões aos cofres públicos. Este trabalho é tão importante que o Comitê será permanente. E hoje estamos anunciando mais uma conquista desse grupo: o plano de saúde dos servidores não terá reajuste, e nós vamos acompanhar, de forma atenta e constante, a qualidade dos serviços prestados”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O vice-prefeito Téo Cusatis detalhou a negociação, explicando que em dezembro de 2024 havia um reajuste de 49% previsto para o plano de saúde, conforme o índice técnico e financeiro -- isso além do reajuste previsto em contrato, de 8,53%, conforme o índice Fipe de Saúde. “Procuramos a HapVida Notredame, negociamos durante três meses o contrato e informamos que, se isso fosse mantido, seríamos obrigados a abrir uma licitação. Conseguimos então a manutenção dos valores atuais por mais um ano e vamos acompanhar de perto os índices para o embasamento das negociações no ano que vem”, explicou, frisando que a economia se deu sem afetar a abrangência dos serviços oferecidos.
Também participaram da reunião de trabalho o secretário municipal de Governo e Transparênca, Guilherme Sever; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos e Relações Institucionais, Filipe Hermanson; o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali; o coordenador de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento do Servidor, Sérgio Decaro; além do chefe de gabinete do vice-prefeito Téo Cusatis, coronel Eli Nepomuceno.
Comitê Gestor de Crise Financeira
Criado pelo decreto municipal 23.345/2025, o Comitê Gestor de Crise Financeira apresenta resultados expressivos desde o dia 2 de janeiro, quando foi criado. Foram 103 contratos revisados, resultando em uma economia expressiva aos cofres públicos, que garantiu o equilíbrio das finanças, regularização das dívidas existentes e retomada dos investimentos na cidade. O grupo fez a análise e renegociação de todos os contratos vigentes. As empresas prestadoras de serviço e fornecedores foram chamados para reuniões e no final dos 100 dias de mandato a economia ultrapassou R$ 35 milhões. Somado à gestão eficiente de pessoal, a economia neste primeiro trimestre passou de R$ 48,95 milhões.
Também foi criado e aprovado pela Câmara Municipal o Diário Oficial Eletrônico de Mogi das Cruzes, que representará uma economia de R$ 1,5 milhão por ano, além de garantir mais transparência na gestão pública. Outra ação importante foi o parcelamento da dívida do município com o Iprem, o Instituto de Previdência dos servidores, no valor de R$ 64,4 milhões, garantindo o direito dos servidores, aposentados e pensionistas do órgão público municipal.

Competição de robótica arrecada leite para o Fundo Social de Mogi

Ginásio do Parque da Cidade recebe seletiva de ginástica rítmica neste sábado

Prefeitura de Mogi garante uniforme aos alunos em situação de vulnerabilidade

Guarda Civil Municipal prende suspeito e apreende entorpecentes no Jardim Margarida

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do Dia do Trabalhador