Mogi das Cruzes participa de debate na Alesp sobre políticas de infância e clima rumo à COP30

Gabinete

O encontro reuniu representantes de municípios paulistas que têm se destacado na implementação de políticas públicas voltadas à Primeira Infância

10 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Coordenadoria Especial da Primeira Infância (CEPI) de Mogi das Cruzes participou, nesta quinta-feira (09/10), da atividade parlamentar "Democracia Climática na Infância: as Crianças Redesenhando o Futuro das Cidades e do Clima", realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O encontro, promovido pela Frente Parlamentar da Primeira Infância, sob a presidência da deputada estadual Marina Helou, reuniu representantes de municípios paulistas que têm se destacado na implementação de políticas públicas voltadas à Primeira Infância e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

O coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, representou Mogi das Cruzes na mesa e destacou a importância de incluir a pauta ambiental nas ações intersetoriais da gestão municipal. "A Primeira Infância precisa estar no centro das discussões sobre o futuro das cidades, e trazer o tema climático para esse debate é fundamental. Estamos mostrando que é possível alinhar cuidado, desenvolvimento e sustentabilidade em um mesmo propósito: garantir uma cidade que acolhe e protege suas crianças desde os primeiros anos de vida", afirmou. 

Durante o evento, gestores públicos e especialistas apresentaram iniciativas que integram meio ambiente, planejamento urbano e desenvolvimento infantil, discutindo caminhos para fortalecer a resiliência das cidades e garantir que as políticas voltadas à infância estejam alinhadas à agenda climática global. "Esses encontros reforçam a importância de conectar o cuidado com as crianças à agenda climática. Mogi tem mostrado que investir na Primeira Infância é também investir em um futuro mais sustentável e humano", completou Claudio.

Também estiveram presentes a vice-diretora executiva do CoCriança, Ayumi Pompeia; os vereadores de Vinhedo, Luiz Vieira e Nayla de Souza; o gestor público Thiago Ferrari, coordenador do Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas; além de gestores e articuladores de Jundiaí, Rio Claro e Jarinu.

A presença na atividade dá continuidade à participação de Mogi das Cruzes em espaços públicos de diálogo sobre o tema. Na última sexta-feira (03/10), Claudio representou o município no evento "Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30", realizado em Brasília. O evento reuniu cerca de 200 pessoas para debater soluções e compromissos que coloquem crianças e adolescentes no centro das políticas climáticas.

As ações reforçam a articulação intersetorial de Mogi das Cruzes entre Educação, Saúde, Assistência Social, Urbanismo, Meio Ambiente, entre outras áreas. O município também sancionou em setembro o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), documento que norteará as estratégias e ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos até 2035. 

Carta das Crianças para o Amanhã

A atividade na Alesp também contou com a presença de seis alunos do CEMPRE Drª Ruth Cardoso, no Jardim Layr, representando os Conselhos Mirins das escolas municipais de Mogi das Cruzes. Os estudantes ajudaram na elaboração da "Carta das Crianças para o Amanhã", que será entregue à Rede Nacional de Frentes Parlamentares pela Primeira Infância na COP30, em novembro.