Secretário estadual de Logística acompanha início das obras na estrada da Volta Fria

28 de julho de 2022

A prefeita em exercício, Priscila Yamagami Kähler, e o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, acompanharam, na manhã desta quinta-feira (28/07), o início das obras de pavimentação e recuperação da estrada da Volta Fria, que estão sendo executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Durante sua visita a Mogi das Cruzes, ele também vistoriou os serviços de recuperação funcional da estrada do Taboão.

A estrada da Volta Fria possui 11,66 quilômetros e liga a Via Perimetral à avenida Guilherme George, em Jundiapeba. A via receberá pavimentação e o projeto também prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, que substituiria a atual, que é de madeira e permite apenas a passagem de um veículo por vez. O investimento total previsto, somando pavimentação e a nova ponte, é de R$ 42 milhões.

Com as obras de recuperação, a estrada da Volta Fria deverá se tornar uma nova opção de ligação para as pessoas que trafegam entre a região central e o distrito de Jundiapeba. Além disso, o investimento também busca a melhoria da qualidade de vida da população da região da Volta Fria.

Além disso, já está sendo elaborado o projeto executivo, por empresa contratada pelo DER, para a construção da nova ponte sobre o rio Tietê.

“São obras fundamentais para melhorar as condições de trafegabilidade nas estradas vicinais que cortam Mogi das Cruzes e, com isso, obter ganhos na mobilidade da cidade de uma forma geral. Agradecemos à atenção que o Governo do Estado tem dado à questão viária da nossa cidade”, destacou a prefeita em exercício.

As autoridades também vistoriaram a estrada do Taboão, que terá 20 quilômetros entre o encontro com a rodovia Mogi-Dutra e o município de Santa Isabel contemplados com serviços de recuperação funcional, o que compreende recapeamento da estrada, reparos na estrutura, restauração do sistema de drenagem e melhorias na sinalização. Os serviços já estão em andamento, com investimento de R$ 16,7 milhões e a previsão é que sejam entregues no mês de setembro.

A estrada do Taboão é uma via importante para o recebimento de matérias-primas e para o escoamento da produção das empresas localizadas no Distrito Industrial. A obra também auxiliará no desenvolvimento de Mogi das Cruzes, uma vez que o local é a principal área da Grande São Paulo para receber grandes indústrias e empresas.

O secretário estadual também falou sobre obras de recuperação da avenida Romilda Pecorari Nor, conhecida como Estrada Velha de Sabaúna. Será um investimento de R$ 12 milhões, nos 6,7 quilômetros entre Cezar de Souza e Sabaúna, que já estão em licitação.

Com os trabalhos, a estrada ganhará boas condições de tráfego e o serviço terá durabilidade. Isso vai beneficiar quem circula com seu veículo próprio e também quem usa o transporte coletivo e não vai mais conviver com solavancos. Para quem mora nas margens da estrada ou para quem anda a pé, será o fim da poeira nos dias secos e da lama nos períodos de chuva.

A obra também facilitará o acesso até Sabaúna, distrito de Mogi das Cruzes com grande potencial turístico e rota de ciclistas. Ela atende a uma demanda antiga; há cerca de 15 anos, a estrada chegou a receber uma capa de pavimentação, que não resistiu às chuvas. De lá para cá, foi preciso fazer manutenções periódicas na via e os moradores da região passaram a conviver com problemas trazidos pelos buracos.

Outra importante obra discutida durante a visita foi a alça de acesso da rodovia Ayrton Senna para a estrada do Taboão. O secretário João Octaviano se comprometeu a agendar junto à diretoria da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) uma reunião para discutir a construção da estrutura, uma antiga reivindicação dos empresários, que trará facilidade para o escoamento da produção das empresas instaladas na região.