Iprem realiza Assembleia Geral Anual para prestação de contas, nesta quinta-feira (30/05)

Instituto de Previdência Municipal

27 de maio de 2019

O Instituto de Previdência Municipal (Iprem) de Mogi das Cruzes, por meio de seu Conselho de Administração, realizará, na próxima quinta-feira (30/05), a partir das 16h, sua 14ª Assembleia Geral Anual de Prestação de Contas, referente ao exercício de 2018. A audiência será no Auditório Vereador Tufi Elias Andery, na Câmara. A prestação anual de contas é uma obrigação legal do instituto e serve para que sejam apresentados todos os atos praticados no exercício anterior, como aplicações, metas e investimentos.

O balanço é feito sempre no primeiro semestre a todos os segurados, tanto os servidores titulares de cargos efetivos (ativos), como aposentados e pensionistas da Prefeitura, Câmara, Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e do próprio Iprem.

O diretor do instituto, José Carlos de Aguiar Calderaro, fala da importância da participação dos segurados: “Trata-se de uma apresentação sobre a saúde financeira do Iprem, em que apresentamos um balanço de todos os atos administrativos e aplicações realizadas pela autarquia”, afirma.

“Visando a aumentar o número de participantes na Assembleia, o Conselho de Administração decidiu por agendá-la Assembleia para as 16h desta quinta-feira. Por isso, solicitamos aos secretários que liberam seus servidores um pouco antes deste horário, pois trata-se da mais importante reunião anual do Iprem, em que a participação do segurando é de fundamental”, completa Calderaro.

Até dezembro de 2018, o município tinha 4.339 servidores segurados pelo Iprem, além de 1.243 aposentados e 348 pensionistas. O total de 5.930 segurados faz com que o Iprem de Mogi das Cruzes seja considerado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) como um Instituto de Grande Porte.

Criado pela Lei Complementar nº 35/2005, a autarquia gerencia o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Mogi das Cruzes (RPPS-MC). O instituto é constituído pela Assembleia Geral, integrada por todos os segurados, pelos Conselhos de Administração e Fiscal, mais a Diretoria Executiva.

Há também, como órgão auxiliar, consultivo e deliberativo, o Comitê de Investimentos, instituído pelo decreto nº 12.786/2012, que tem a finalidade de auxiliar a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração nos processos de investimentos dos recursos.

A administração do Iprem é feita por meio da Diretoria Executiva e dos órgãos integrantes de sua estrutura hierárquica ou funcional. (Julio Nogueira)