Agricultura reforça prazo final para exames médicos de feirantes nesta segunda-feira, dia 30
Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar
Exame é obrigatório para renovação das licenças


Termina na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, o prazo final para a realização do exame médico dos feirantes na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar. A avaliação de saúde é obrigatória para todos os profissionais que atuam nas feiras livres e varejões do município. A ação faz parte do processo de renovação das licenças, que segue até o dia 29 de julho.
Para facilitar o atendimento, a pasta firmou parceria com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), que estará presente novamente na sede da Secretaria para realizar os exames no dia 30 de junho. Os interessados devem agendar previamente o atendimento por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecQizKRExSQLlah43eoOerMBAU34oJCIvNeFck20jsi-RGqQ/viewform?usp=header
O atendimento já aconteceu em duas oportunidades - nos dias 25 de maio e 09 de junho, na sede da Secretaria de Agricultura, localizada na Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550, bairro Mogilar.
Até o momento, segundo levantamento feito pela Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, 30% dos feirantes da cidade já efetivaram a renovação da licença.
Vale lembrar que o serviço oferecido pelo Sincomércio é opcional – o feirante também pode apresentar atestado médico obtido junto ao profissional de sua escolha, desde que esteja dentro do prazo e em conformidade com as exigências legais.
“Trata-se de um procedimento obrigatório por lei e tem como objetivo garantir que todos os feirantes estejam em conformidade com as normas sanitárias, fiscais e de ordenamento urbano, assegurando um ambiente seguro e organizado tanto para os comerciantes quanto para a população”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo.
Além do atestado médico, os comerciantes devem apresentar os seguintes documentos para a renovação da licença:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Cópia da licença anterior;
- Certidão negativa de débitos municipais;
- Declaração de regularidade sanitária (quando aplicável).
A não renovação da licença dentro do prazo poderá acarretar sanções administrativas, incluindo multas e até a perda do direito de uso do espaço público.
“A regularização é responsabilidade de todos. Nosso compromisso é assegurar que as feiras livres continuem sendo espaços de abastecimento de qualidade, com produtos frescos e dentro dos padrões exigidos”, finaliza Abdo.
Serviço
Renovação de licenças para feirantes e varejistas
Período: Até 29 de julho de 2025
Local: Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA) - Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 550 - Vila Mogilar

Obras do Semae Mogi das Cruzes avançam no Jardim Nove de Julho

Agentes municipais de trânsito participam de capacitação com especialista referência nacional

Mais seis famílias que viviam em áreas de risco são sorteadas e terão casa própria em Cezar de Souza

Primeira edição da Rua Mais Feliz garante mais de 500 atendimentos sociais e em saúde

Mara Bertaiolli lança Plano Municipal de Integridade com a presença do Controlador Geral do Estado